Aprenda inglês agora usando League of Legends

Início de ano geralmente é o período no qual decidimos nossas metas, criamos estratégias para fazer diferente do ano anterior e darmos aquela guinada em nossas vidas… Mas quase sempre só ficamos na intenção mesmo. 

Diferente de tentar mudar totalmente os hábitos e práticas, por que não fazer um movimento sutil e gradual para se alcançar os objetivos? Dito isso, por que não começar a praticar o inglês, de certa forma, meio que sem perceber que está estudando?

Dando continuidade ao que começamos a conversar aqui e pensando no momento das férias, que tal praticar as quatro habilidades de maneira natural, utilizando algo que se goste, como um videogame? Ou por que não um jogo específico? Listarei aqui, como praticar a escuta, leitura, fala e escrita utilizando League of Legends, um dos jogos que mais faz sucesso e tem uma comunidade enorme.

Apesar dessa estratégia ser voltada para a assimilação do inglês e utilizando um jogo específico, é algo que pode ser feito com outros idiomas e jogos também, principalmente atualmente que as traduções são feitas para diversos idiomas e é possível modificar isso nas configurações. Não veja o texto como algo limitante ou distante da sua realidade, caso estude outro idioma ou não conheça esse jogo em específico, mas tente adaptar à sua realidade, com um jogo ou passatempo do seu agrado. Você verá que as dicas são adaptáveis!

COMO POSSO TRABALHAR AS HABILIDADES COM UM JOGO?

O movimento que será feito aqui é algo simples. Se pensarmos, tudo que requer nossa atenção e conhecimento (de certa forma, estudo também), naturalmente nos solicita que utilizemos nossas habilidades, mesmo que em língua materna. A troca aqui será, basicamente, de mudar o idioma ao qual acessamos essas coisas, utilizando do nosso background knowledge (conhecimento prévio) sobre o tópico em questão.

Essa mudança, antes de darmos continuidade, apesar de parecer algo complexo, é bem mais simples do que parece. Por conta do League of Legends se tratar de um vasto universo e com muitas criações próprias, vários neologismos e nomes de lugares, personagens e itens são autorais, então muitos deles não tem tradução. Não só isso, mas, utilizando da ativação de background knowledge, não há necessidade de tradução interna das coisas, mas apenas de contextualização do que se trata, movimento crucial para assimilação de um novo idioma.

AS QUATRO HABILIDADES:

  • LISTENING

Nessa, a nossa primeira habilidade natural (assim que aprendemos nossa língua materna: escutando), nada melhor que deixar como uma prática de segundo plano. A primeira e mais sutil dica aqui é a de mudar o idioma do áudio do jogo. Apesar de escutar as coisas in game ser importante, muito do que se ouve numa partida são informações já internalizadas, como um parceiro de time ter sido abatido, você ter vencido um duelo, uma torre ter caído ou coisas do tipo. Assim, colocar esse tipo de informação, que tem um recurso visual ou de contexto prático, acaba sendo uma excelente maneira de se expor ao idioma.

Outra importante maneira de se familiarizar com termos, palavras e sonoridade do inglês é consumir coisas no idioma. Por ter uma grande comunidade ativa e constantes atualizações, consumir conteúdos de pessoas de outros países acaba sendo interessante. Não necessariamente só questões sérias ou da própria empresa do jogo, mas entretenimento mesmo. É possível se divertir, não jogando, mas vendo algo referente ao jogo.

  • READING

League of Legends é um jogo que vai além da própria jogabilidade. Como mencionado brevemente acima, todo um universo foi criado ao redor dele, então cada personagem, cada cenário, é repleto de história, folclore e suas próprias referências. Tendo centenas de personagens, conhecer um pouco mais dos seus favoritos pode ser uma excelente maneira de começar a afiar suas habilidades de reading!

Além disso, com as constantes atualizações, ler os patch notes em inglês também é uma boa maneira de se praticar, até porque as atualizações ocorrem com certo período frequente de tempo. Além disso, com os diversos eventos e novidades que o jogo proporciona, sempre haverá algo novo e oficial para ser lido e aprendido.

  • SPEAKING

Apesar de parecer um pouco estranho pensar em falar em outro idioma para se referir ao jogo, é o tipo de coisa que talvez você já faça. Muitos dos itens do jogo tem nomes mais sonoros em inglês ou muitas vezes a comunidade prefere se referir a eles pelo nome em inglês. Dito isso, usar alguns termos específicos em inglês (até mesmo aportuguesados) já entra na prática de speaking.

Pode parecer bobo, mas trocar Anjo Guardião por Guardian Angel (ou mesmo G.A.), praticar falar Triforce ou até mesmo ousar falar os sons que não temos em português, como em Thornmail, já vai fazendo do inglês algo menos distante e complexo.

  • WRITING

Essa dica já requer uma participação um pouco fora do jogo, mas ainda relacionado a ele. Como o League of Legends é um jogo acessível a diversos computadores, a comunidade às vezes pode ter dificuldades com algumas configurações ou problemas específicos, se comunicando por fóruns ou mesmo tópicos em redes sociais. Tentar se comunicar, seja para ajudar ou expressar suas dúvidas nesses meios, é muito interessante!

O writing também pode ser praticado junto com a dica de listening, já que os vídeos geralmente têm a sessão de comentários abertas, então é possível elogiar as pessoas que você goste de assistir ou mesmo interagir com outras pessoas nessa seção.

Sempre será possível utilizar algum dicionário para auxiliar, assim como não requer uma resposta imediata. Mas tudo vai da intenção e disponibilidade de cada um. As ferramentas e possibilidades estão ali, é estar confortável e disposto a usá-las também.

Apesar dessas estratégias serem voltadas para a assimilação do inglês e utilizando um jogo específico, é algo que pode ser feito com outros idiomas e jogos também, principalmente atualmente que as traduções são feitas para diversos idiomas e é possível modificar isso nas configurações. Não veja o texto como algo limitante ou distante da sua realidade, caso estude outro idioma ou não conheça esse jogo em específico, mas tente adaptar à sua realidade, com um jogo ou passatempo do seu agrado. Você verá que as dicas são adaptáveis! Aprenda mais sobre o tema escutando o nosso podcast!


Escrito por: Uilber Souza, Professor de Inglês na Idioma Independente em Salvador, Bahia.

Para contato: uilbersouza.ii@gmail.com


Gostou do tema? Clique aqui para continuar lendo sobre League of Legends

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn