Valentine’s day: coisas que você não sabe, como presentear e como é comemorado em outros países

O Dia dos Namorados no Brasil ocorre todo dia 12 de junho. Mas nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo, ele é celebrado no dia 14 de fevereiro. E nessa data, doces, flores e presentes são trocados entre entes queridos, tudo em nome de São Valentim. Mas quem é esse santo misterioso e de onde vieram essas tradições? 

Uma lenda afirma que Valentim era um padre que viveu durante o terceiro século em Roma. Quando o imperador Claudius II decidiu que homens solteiros eram melhores soldados do que aqueles com esposas e famílias, ele proibiu o casamento de homens jovens. Valentim, percebendo a injustiça do decreto, desafiou Cláudio e continuou realizando casamentos para jovens amantes em segredo. Quando as ações de Valentim foram descobertas, Cláudio o condenou à morte no dia 14 de fevereiro.

Outras histórias sugerem que Valentim pode ter sido morto por tentar ajudar os cristãos a escapar das duras prisões romanas, onde eram frequentemente espancados e torturados. De acordo com uma lenda, um Valentim preso na verdade enviou o primeiro “dia dos namorados” depois que ele se apaixonou por uma jovem – possivelmente a filha do carcereiro – que o visitou durante seu confinamento. Antes de sua morte, alega-se que ele escreveu a ela uma carta assinada “From your Valentine”, uma expressão que ainda é usada nos dias de hoje. Embora a verdade por trás das lendas dos namorados seja obscura, todas as histórias enfatizam seu apelo como uma figura simpática, heróica e – o mais importante – romântica. Apesar de que os finais não foram muito felizes para eles.

Presentes mais comuns de dia dos namorados nos EUA 

Falando em cartões, os lugares que faturam bastante com a data são as lojas de cartão, como a encantadora rede Hallmark (o paraíso dos cartões). 

Mas o presente de Valentine’s Day, apesar de poder ser qualquer coisa, normalmente é mais ligado ao casal ao invés de algo pessoal, diferente do que acontece com um presente de aniversário, por exemplo. As pessoas procuram alguma coisa com carinho e que diga “eu te amo” em forma de presente.

Por isso, nesta data, muitas pessoas acabam optando por um presente feito à mão – o famoso “handmade” – ou com um significado mais profundo. Mesmo assim, há sempre quem recorra às opções mais seguras, como chocolates, flores, pelúcias, perfumes, joias e roupas.

Outro costume nos Estados Unidos é o parceiro presentear a parceira com uma nova lingerie. Um dos destinos mais famosos para esta compra é a renomada rede Victoria’s Secret, que, durante esta época, faz uma campanha grande para a data.

Costume nas escolas e entre família, amigos e namorados

Nas escolas fundamentais, as crianças têm costume de trocar cartões e doces de todos os tipos. Quando pequenos, os pais enviam um agrado para todos os coleguinhas de classe. À medida que vão crescendo, a data ainda é comemorada em ambiente escolar, no entanto, os costumes passam a ser outros, como, por exemplo, algumas alunas vestidas de cupido entregando bilhetes de um estudante para outro.

Em lojas como a Hallmark, você encontrará cartões de Valentine’s Day de pai para filho, de neto para vó, de amigo para amigo e de todos os tipos, além dos tradicionais para namorados(as) e esposos(as).

Isto mostra que, nos Estados Unidos, o Valentine’s Day, apesar de ainda ter o foco no amor romântico, virou um dia para celebrar o amor em geral, o que acaba por incentivar o consumo generalizado, algo bastante comum no país.

O Valentine´s Day em outras partes do mundo

1. Itália

Na Itália, a comemoração é parecida – acontece no dia 14 de fevereiro, os casais saem jantar e se presenteiam. Um diferencial é que os italianos têm um símbolo nacional para o Dia dos Namorados, o chocolate Baci Perugina. Criados em 1922, estes pequenos bombons recheados de cacau e avelã têm uma famosa embalagem prateada com estrelas azuis.

“Observando Baci Perugina, você verá que como toda a avelã no topo torna o chocolate inimitável, cada um diferente do outro”, diz o site oficial, que chama o bombom de “um mensageiro de amor e carinho”. Baci significa beijos em italiano. Dentro de cada embalagem, você encontra uma mensagem de amor em diferentes idiomas.

Um dos lugares mais românticos para comemorar o Valentine’s Day na Itália é em Verona, a cidade que inspirou Romeu e Julieta, de Shakespeare. Todos os anos ela recebe uma decoração e uma programação especiais para a data.

2. Japão e Coreia do Sul

No Japão, são os homens que recebem chocolates da mulherada no dia 14 de fevereiro. E não é qualquer chocolate, não! Cada relacionamento exige um tipo diferente de doce. Por exemplo, um amigo platônico ganha o “Giri-choco”, um “chocolate de compromisso” sem associação romântica; já os parceiros fixos recebem marcas muito mais finas.

Depois de um mês, no dia 14 de março, chamado de “Dia Branco” pelos japoneses, é a vez dos homens comprarem para as mulheres chocolates e presentes mais caros do que os que ganharam. A cor branca representa a pureza.

Na Coreia do Sul, além das duas comemorações como no Japão, há ainda uma terceira data. No dia 14 de abril, conhecido como “Dia Preto”, os coreanos solteiros se vestem de preto e se reúnem para jantar juntos a refeição chamada jjajang myeon, macarrão tingido por feijão preto e preparado com carne de porco e legumes ou frutos do mar. 

3. França

Em muitos lugares, você encontrará que a primeira comemoração do Valentine’s Day aconteceu na França, quando Carlos, Duque de Orleans mandava cartas para a sua esposa da cadeia em 1415.

Entre os dias 12 e 14 de fevereiro, todos os anos, a vila francesa chamada Valentine torna-se o epicentro do romance no país, com jardins, árvores e casas enfeitadas com cartões de amor, rosas e pedidos de casamento. Entretanto, a data é comemorada por toda a França, inclusive em paris, conhecida como a cidade mais romântica do mundo.

4. Argentina

Na Argentina, um dia não é suficiente para celebrar o amor. Do dia 1º ao 7 de julho, os argentinos comemoram a “Semana de la Dulzura” – ou Semana da Doçura. Criada em 1989 por uma empresa de doces com um intuito comercial de aumentar as vendas dos doces, e o slogan “Um doce por um beijo”, a semana acabou virando uma tradição no país. As pessoas se presenteiam com chocolates e todo tipo de doce, como cupcakes, pudins e tortas, e terminam a semana com o “Dia da Amizade”.

5. Gana 

Em Gana, o 14 de fevereiro é chamado de “Dia Nacional do Chocolate”, uma invenção do governo em 2007 para aumentar o turismo no país, que é um dos maiores produtores de cacau do mundo. Neste dia, há shows, apresentações artísticas e musicais, e menus temáticos em restaurantes por todo o país.

Sugestões de coisas para fazer no Dia dos Namorados

Você pode comemorar o dia do amor como quiser – mesmo que seja para celebrar o amor próprio. Algumas ideias que podem te inspirar:

• Planeje um bom jantar fora com o seu amor. Ou desfrute da sua própria companhia. Por que não?

• Assista um filme romântico (no cinema ou no aconchego de casa)

• Prepare uma refeição romântica em casa para o seu amado(a)

• Organize uma festa de Dia dos Solteiros com seus amigos solteiros

Aprenda mais sobre o tema escutando o nosso podcast!

VERSÃO EM INGLÊS

Valentine´s Day – Dia dos Namorados: history, traditions and curiosities

In Brazil, we celebrate the date on the 12th June, right? But across the United States and in other places around the world, Valentine’s Day occurs every February 14 when candy, flowers, and gifts are exchanged between loved ones, all in the name of St. Valentine. But who is this mysterious saint, and where did these traditions come from?

One legend contends that Valentine was a priest who lived in the third century in Rome. When Emperor Claudius II decided that single men made better soldiers than those with wives and families, he outlawed marriage for young men. Valentine, realizing the injustice of the decree, defied Claudius and continued to perform marriages for young lovers in secret. When Valentine’s actions were uncovered, Claudius ordered his death on the 14th February.

Other stories suggest that Valentine may have been killed for attempting to help Christians escape harsh Roman prisons, where they were often beaten and tortured. According to one legend, an imprisoned Valentine actually sent the first “valentine” greeting himself after he fell in love with a young girl—possibly his jailor’s daughter—who visited him during his confinement. Before his death, it is alleged that he wrote her a letter signed “From your Valentine,” an expression that is still in use today. Although the truth behind the Valentine legends is somehow gloomy, the stories all emphasize his appeal as a sympathetic, heroic and—most importantly—romantic figure. Although, there was not a happy end for them, uh?

Saint Valentine´s most common gifts in the US

Talking about cards, places that make a lot of money on the date are card stores, such as the lovely Hallmark chain (a card paradise).

However, the Valentine’s Day gift, although it can be anything, is usually more connected to the couple rather than something personal, unlike a birthday gift, for example. People look for something with affection and that says “I love you” in the form of a gift.

Therefore, on this date, many people end up preferring a handmade gift – the famous “handmade” – or a gift with a deeper meaning. Even so, there are always those who resort to the safer options, such as chocolates, flowers, teddies, perfumes, jewelry, and clothes.

Another American tradition is giving a new lingerie as a gift. One of the most famous addresses for this purchase is the renowned Victoria’s Secret chain, which, during this season, runs an extensive campaign for the date.

Tradition in schools and among family, friends, and lovers

In elementary school, children have the habit of exchanging cards and candies of all kinds. When they are younger, their parents send a treat to all their classmates. As they get older, the date is still celebrated in school, but the traditions change. Some students, for example, get dressed as Cupid, handing out messages from one student to another.

In stores like Hallmark, you will find Valentine’s Day cards from father to son, grandson to grandmother, friend to friend, and all kinds of cards, besides the traditional ones for lovers.

This shows that in the United States, Valentine’s Day, although still focused on romantic love, has become a day to celebrate love in general, which ends up encouraging widespread consumption, something quite common in the country.

Valentine´s Day in other parts of the world

1. Italy

In Italy, the celebration is similar – it takes place on February 14, couples go out to dinner and gift each other. One difference is that Italians have a national symbol for Valentine’s Day, the Baci Perugina chocolate. Created in 1922, these small cocoa and hazelnut filled bonbons have a famous silver packaging with blue stars.

“Looking at Baci Perugina, you will see that how all the hazelnut on top makes the chocolate inimitable, each one different from the other,” says the official website, which calls the bonbon “a messenger of love and affection.” Baci means kisses in Italian. Inside each package, you can find a message of love in different languages.

One of the most romantic places to celebrate Valentine’s Day in Italy is in Verona, the city that inspired Shakespeare’s Romeo and Juliet. Every year it receives a special decoration and program for the date.

2. Japan and South Korea

In Japan, men receive chocolates from women on February 14. And not any chocolate, no! Each relationship requires a different kind of candy. For example, a platonic friend gets “Giri-choco”, a “commitment chocolate” with no romantic association; fixed partners get much finer brands.

After a month, on March 14, called “White Day” by the Japanese, it is the men’s turn to buy more expensive chocolates and gifts for their wives than they have won. The color white represents purity.

In South Korea, besides these two celebrations, there is also a third date. On April 14, known as “Black Day,” single Koreans dress in black and gather to dine together for a meal called “jjajang myeon”, noodles dyed with black beans and prepared with pork and vegetables or seafood.

3. France

In many places, you will find that the first Valentine’s Day celebration took place in France, when Charles, Duke of Orleans sent letters to his wife from jail in 1415.

Between February 12 and 14 every year, the French village called Valentine becomes the epicenter of romance in the country, with gardens, trees, and houses adorned with love cards, roses, and marriage proposals. However, the date is celebrated all over France, including in Paris, known as the most romantic city in the world.

4. Argentina

In Argentina, one day is not enough to celebrate love. From July 1 to July 7, Argentines celebrate “Semana de la Dulzura” – or Sweetness Week. Created in 1989 by a candy company with a commercial intent to increase candy sales, and the slogan “A sweet for a kiss”, the week has become a tradition in the country. People give each other chocolates and all kinds of sweets, like cupcakes, puddings and pies, and end the week with “Friendship Day”.

5. Ghana 

In Ghana, February 14 is called “National Chocolate Day,” an invention of the government in 2007 to increase tourism in the country, which is one of the largest cocoa producers in the world. On this day, there are concerts, artistic and musical performances, and themed menus in restaurants throughout the country.

Suggestions of things you can do for Valentine’s Day

You can celebrate the day of love however you want—even if it’s just through self-love. Some ideas that could inspire you:

• Plan a nice dinner out with your loved one. Alternatively, enjoy your own company. Why not?

• Watch a romantic movie (at the cinema or cozy at home)

• Cook up a fancy romantic meal at home 

• And if you still haven´t found your beloved one, then host a Bachelor’s Day party with your single friends

Listen more about Valentine’s day in our podcast!


Escrito por: Juliana Miele, mentora da idioma independente em Ribeirão Preto-SP.

Para contato: julianamiele@idiomaindependente.com.br

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn