Sabia que você consegue escutar essa música maravilhosa e, ao mesmo tempo, aprender inglês? Vou te contar como usar o método autodidata para aprender inglês com música!
Você já deve ter escutado o novo sucesso da Miley Cyrus, a nossa eterna Hannah Montana. É um sucesso nas rádios, é uma das músicas mais tocadas mundialmente e até o Louro Mané já deu uma palhinha em um dos programas do Mais Você.
1. Faça a conexão do que você escuta com palavras
O primeiro passo é colocar a música para tocar e ir lendo a letra junto, mesmo que, inicialmente, você não compreenda o que está sendo dito ali. É importante que você consiga conectar os sons com uma imagem, ou seja, a grafia da palavra que está sendo dita.
2. Leia a letra da música e tente entender o que está sendo dito
Agora que você já escutou e já leu a letra, vamos começar a dar significado ao que está sendo dito. Leia a letra com calma e tente interpretar o que está sendo dito. O segredo é encontrar palavras que você já conhece e ir entendendo o resto pelo contexto. Dessa maneira, o refrão da música da Miley é simples de entender, mesmo para um aluno básico, porque ela tem vocabulário simples e que você provavelmente já escutou antes. Vamos dar uma olhada?
I can buy myself flowers (uh, huh)
Write my name in the sand (ooh)
Talk to myself for hours (yeah)
Say things you don’t understand (better than you)
I can take myself dancing (yeah)
I can hold my own hand
Yeah, I can love me better than
Yeah, I can love me better than you can
Essas palavras em negrito você provavelmente já escutou ou já viu em outras letras de música. Já sabemos que ela está falando algo sobre flores, sobre nome, mão, dançar, algo sobre outra pessoa e sobre o amor. Você já consegue entender metade do que está sendo dito no refrão.
3. Busque o significado das palavras que você não conhece
Logo depois, foque nas palavras desconhecidas, mas, cuidado: pesquise apenas a palavra, não a frase inteira! No final, vamos ler a tradução toda. Você pode usar um bom dicionário ou o próprio Google Tradutor para pesquisar o significado das palavras desconhecidas! No símbolo de som, você pode escutar essa palavra e o pulo do gato está aí: escute e repita essas palavras até você estar seguro da sua pronúncia.
4. Agora, olhe a tradução da música
Você pode utilizar sites oficiais de tradução, como o Vagalume e o Letras. Eles são bons sites e deixam a tradução mais fácil, ao colocar a letra ao lado.
5. Anote tudo!
Nesse processo de busca por significado e tradução das músicas, anote tudo que você aprendeu! Pode ser em um caderno, no bloco de notas do computador ou do celular. O importante é que você deixe isso anotado, para relembrar depois e ajudar a fixar o vocabulário.
6. Solte a voz
Agora, chegou o seu momento The Voice: dê play na música e vá cantando junto, com a letra ao lado. Caso esteja se sentindo corajoso, você pode colocar a versão karaokê da música da Miley!
E aí? Prontx para arrasar cantando Flowers na próxima vez que tocar no rádio? O melhor de tudo é que essa técnica pode ser usada para qualquer música em qualquer idioma. Aprender inglês com música ficou fácil demais agora!
Escrito por: Fernanda Tourinho, coordenadora da Idioma Independente em Salvador-BA.
Para contato: fernandatourinho@idiomaindependente.com.br