O SEGREDO DA PRONÚNCIA PERFEITA

Segredo da pronúncia perfeita

Hoje eu vou apresentar para você os três principais passos para você conseguir ter a PRONÚNCIA PERFEITA no inglês, três passos que, se você seguir à risca, você será só SUCESSO no seu processo de aprendizado!

Antes de mais nada, vamos elencar esses três passos para depois podermos discorrer sobre cada um deles:

  1. Não querer ter a pronúncia perfeita em um primeiro momento
  2. Ler muito e em voz alta
  3. Ler e escutar ao mesmo tempo
  4. Supresaaa…quarto passo…agora sim, quando você já estiver craque em todo o resto, é hora de se dedicar a refinar sua pronúncia de fato!

PASSO 01: NÃO QUERER TER A PRONÚNCIA PERFEITA

Parece quase loucura né? Mas o primeiro segredo para termos a pronúncia peeeerfeita em inglês, mas perfeita mesmo….é não querer ter a pronúncia perfeita!

Sim, é isso mesmo! Na maioria das vezes quando estamos aprendendo inglês, queremos, desde o começo, falar inglês de forma perfeita! Queremos acertar tudo e ficamos trabalhando na nossa mente o “nunca está bom o suficiente” (porque de fato neste momento não está bom mesmo, mas é o suficiente para você poder começar a avançar), trabalhamos uma mente autocrítica que só nos sabota e nos faz nos distanciarmos de todo o processo de aprendizado do inglês!

Então, sabe aquele negócio de ter que ficar lendo em inglês frase por frase e seu professor ir corrigindo você palavra por palavra? Esquece disso, isso não vai fazer você aprender inglês, muito menos ter a pronúncia perfeita, isso só vai fazer você enganar a sua mente e se auto sabotar em todo o processo de aprendizado! Você percebe que não consegue ter a pronúncia perfeita, se sente frustrado com isso e aí surge a frase mais comum entre os estudantes de inglês: “eu tenho muita dificuldade para aprender”.

Ahh, mas você já é avançado? Vamos falar sobre o seu caso já já.

Então, o primeiro passo para você conseguir caminhar em direção a ter uma pronúncia perfeita em inglês é conseguir se colocar em uma posição de vulnerabilidade, uma posição de aceitar que você não sabe tudo, e nem tem que saber, e com isso ter a coragem de se expor, mesmo sabendo que sua pronúncia não é láaaaa essas coisas!

Conseguiu se colocar nessa posição? Se aceitou como um ser humano que está em processo de aprendizagem? Ótimo, então, agora podemos melhorar!

PASSO 02: LER MUITO E LER EM VOZ ALTA

O SEGUNDO PASSO para quem está aprendendo inglês conseguir melhorar a pronúncia é ler muito, ler em voz alta! Você vai dizer: Victor, mas eu não sei nem ler em inglês ainda, como vou ler em voz alta?

Volte no primeiro passo! Você precisa se expor, nem que seja para você mesmo, e começar a treinar o que você pode para chegar cada vez mais perto da fluência!

Neste momento, é importante que você selecione textos de sua área de interesse. Como assim? Então, sempre que você for estudar inglês é importante você ter um foco e o seu foco precisa ser relacionado às suas áreas de interesse. Talvez você tenha um motivo específico para aprender inglês, talvez não. Se você tem algum motivo específico, como trabalho, estude com os assuntos relacionados a essa temática específica. Se você não tem um motivo específico, crie o seu motivo e estude com temas relacionados ao que você gosta! 

Escolher temas de interesse seu são extremamente importantes para você conseguir evoluir no estudo da língua, principalmente porque você irá começar a se acostumar com o vocabulário daquela temática específica e isso permitirá com que você se sinta cada vez mais confortável nesse contexto!

Ótimo! Segundo passo dado, vamos seguir adiante então!

PASSO 03: LER E ESCUTAR AO MESMO TEMPO

Já o TERCEIRO PASSO para ter uma pronúncia perfeita é: ler e escutar ao mesmo tempo para conseguir assimilar as palavras e a forma de falar. Para isso, você pode, mais uma vez, utilizar os TED Talks. Na página do TED você encontra a transcrição completa do vídeo, lá você pode ir se testando, lendo e escutando. 

Primeiro faça o teste de ler um parágrafo e depois ouvir o parágrafo. Identifique no MÁXIMO 4 a 5 palavras que você pode melhorar a pronúncia e leia novamente! Não se apegue a uma ou outra palavra! A melhora não é instantânea, ela vem aos poucos. Por isso, dedique pelo menos 10 minutos ao dia para fazer a atividade. A frequência é mais importante do que o montante de tempo que você faz! É melhor fazer todos os dias 10 minutos do que 1 dia só por uma hora!

Quando seu inglês já estiver em um nível legal, insira essa prática com mais frequência em seus estudos e isso vai ajudar você a se sentir cada vez mais seguro. Além disso, você já estará treinando o seu LISTENING aqui também (clique aqui e saiba como melhorar o seu LISTENING).

PASSO 04: DEDIQUE-SE A TER A PRONÚNCIA PERFEITA

Ok! Você chegou até aqui e você já é um quase expert na língua e só precisa do refinamento final!

Agora sim você precisa ser picuinha com você mesmo! Você já está empolgado com o processo de aprendizado, você já sabe se virar bem em inglês e tem todas as características necessárias para se comunicar na língua! Então, para melhorar ainda mais o inglês nós precisamos sim pensar no connected speech!

Hein? O que é isso? O CONNECTED SPEECH é a forma de falar em que conectamos palavras. 

Por exemplo: HOW ARE YOU DOING? que significa “Como você vai?”

COMO EU FALO ISSO? →  HOW’R U DUIN?

O CONNECTED SPEECH é a forma como falantes nativos se expressam em inglês, da forma mais preguiçosa e precisa possível, juntando palavras e falando tudo da forma mais rápida possível.

Como treinar isso sozinho? Para chegar nesse nível sem um professor, temos um desafio maior, mas não impossível! Você precisa mesmo é entrar em contato com a escuta o máximo possível. Me conte uma coisa, como um bebê aprende? Ouvindo e tentando! Nesta etapa com certeza um professor pode ajudar muito você a evoluir de forma mais rápida! 

Para trabalhar essa consciência, você precisa ser um grande bebê então e ouvir, ouvir, ouvir e ouvir mais. Faça a mesma coisa que você fez quando estava no PASSO 02, junte todos os temas que você gosta em inglês e comece a ouvir agora mesmo!

Gostou das dicas? Deixe um comentário aqui! Tem alguma dúvida? Faça o mesmo e vamos escrever algo relacionado ao que você está nos perguntando. Espero ouvir sobre você em breve! Fique bem!


Escrito por: Victor Tapias, CEO da Idioma Independente.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn