5 INDÍCIOS QUE VOCÊ PRECISA DE UM PROFESSOR DE INGLÊS PARTICULAR

Dou aulas de idiomas a mais de 6 anos, e quando fui aprender um terceiro idioma, mesmo sabendo todas as técnicas para aprender uma nova língua, optei por uma professora particular, mas por quê?

Investigando meu próprio comportamento e o de mais de 180 professores que acompanho na minha rotina de mentorias, descobri 5 indícios que você precisa de um professor inglês particular para aprender esse idioma…

1) Autodisciplina

         Quem nunca levantou um belo dia inspirado e falou: “hoje eu vou começar a academia!”. Logo você abre seu celular, acha a academia mais próxima da sua casa e sem pestanejar assina o plano anual! Até te oferecem a possibilidade de ter um personal trainer para te acompanhar, mas você está inflado com sua motivação nas alturas. Inclusive, pesquisou alguns treinos de boas fontes na internet (e, nesse caso, vamos todos acreditar que são de fato boas fontes) e não quer ter esse custo adicional agora. E você segue com um excelente dia de treino. Nada te abala, você está determinado em treinar 5 vezes na semana, haja o que houver…

         Você provavelmente já viu o fim dessa história, né? E não é por acaso, a maioria de nós já viveu essa explosão de motivação para fazer uma atividade e que foi forte o suficiente para nos mover a começar, mas que em alguns dias esse combustível acaba e deixamos de fazer a academia, a dieta, o estudo, entre outras atividades que requerem a autodisciplina. Foram 2 parágrafos, mas cá estamos: autodisciplina! Ela é atriz principal quando falamos de atividades recorrentes que geram grandes resultados como estudar um novo idioma. Veja bem, algumas pessoas têm esse superpoder e conseguem se manter firmes nessas atividades, se esse é o seu caso, temos matérias muito legais para o seu estudo. Mas se você é o tipo que sofre com isso (assim como sofri para estudar totalmente sozinho), um(a) professor(a) particular de inglês, pode te ajudar com isso!

         Todas as vezes que o seu monstrinho falar que você não quer estudar nada hoje, você terá do outro lado a figura do(a) professor(a) particular te estimulando a fazer novas atividades (e olha que legal, nossa metodologia trabalha com diferentes formas de estudo, como músicas, séries e filmes, bem mais leve né?). E nessa batalha de vozes em sua mente, você terá mais chances de não ignorar e de fato fazer essas atividades.

2) Atalhos

         Quantas vezes você não se pegou diante de uma daquelas questões de vestibular, tão complexas que você não consegue nem tocar o lápis para esboçar uma resposta? E num passe de mágica, um daqueles professores de cursinho, resolve em 2 canetadas. Mas era tão difícil! Você olha novamente e percebe que a solução nem era tão complexa quanto parecia, ah se você tivesse essa solução antes… E, na verdade, você pode ter.

         Todo processo de aprendizado tem seus desafios, que eventualmente você conseguirá ultrapassar, o problema é que quando fazemos isso por conta própria, ou por falta de material ou mesmo por falta experiência podemos demorar um bom tempo até resolver esse desafio. Quando temos um(a) professor(a) particular de inglês fazendo seu acompanhamento, esse profissional tem vasta experiência no idioma e até mesmo no ensino, com grandes chances de já ter acompanhado o mesmo desafio sendo vivido por outros alunos. Com isso, esse(a) professor(a) diminuirá muito o tempo que você passa estudando cada tópico.

3) Curadoria

         A não muito tempo atrás, toda fonte de conhecimento confiável se encontrava ou em algumas poucas apostilas (alô enciclopédias!) ou somente na mão de especialistas/professores na área. Os tempos mudaram e hoje a falta informação não é mais um problema, na verdade, o problema é o oposto, o excesso de informação que vem se tornando um problema.

         Numa rápida pesquisa no Google, inclui o termo “free english material”, no qual você replicar nesse exato momento e em menos de ½ segundo ter acesso a mais de 3 bilhões de páginas, com conteúdos gratuitos para você estudar inglês (inclusive já te falei, mas temos conteúdos por aqui também). Mas isso é o suficiente? Será que essas mais de 3 bilhões de páginas contêm informações relevantes e de boa qualidade?

Provavelmente muitas delas, sim, mas uma grande maioria, não!

         Não que os materiais sejam necessariamente ruins (alguns sim!), mas às vezes eles simplesmente não são para o seu momento de estudo atual, ou até mesmo não seguem o mesmo objetivo de estudo que você está buscando e é aí que o(a) professor(a) particular de inglês pode te ajudar. Ele (Ela) saberá exatamente quais materiais são de qualidade e quais não. Além disso, essa pessoa encontrará e selecionará os materiais mais adequados para o seu estilo de aprendizado e alinhados com seu objetivo.

4) Dias difíceis virão

         Temos uma cultura que tem estimulado cada vez mais a figura do super profissional invencível, que nunca se cansa, nunca para de trabalhar, se diverte, mas não muito, porque a todo momento está usando o seu poder de ser superprodutivo. Mas na realidade, sabemos que isso é uma falácia e que o único super que isso pode causar, é a super canseira. Na prática, sabemos que temos dias mais difíceis que os outros e apesar de isso não ser novidade para ninguém, sofremos e nos cobramos demais quando isso acontece. E o que fazemos quando algo nos gera um sentimento negativo? Normalmente nos afastamos daquilo.

São nesses dias difíceis que temos as maiores chances de só jogar tudo para o alto e desistir de estudar. O(A) professor(a) particular de inglês também vive esses mesmos desafios e adivinhe? Saberá reconhecer quando você estiver passando por eles. Nesses casos, o(a) professor(a) particular criará um ambiente seguro, para que você estude de uma forma leve, acompanhando esse momento difícil que você está passando e não jogue tudo para o alto.

5) Compromisso com outras pessoas

         Somos profissionais em falharmos com nós mesmos! Vou te deixar processar isso alguns segundos… Quantas vezes você fez uma promessa para você mesmo e no dia seguinte, deixou de cumpri-la? Quantas vezes você negociou com você mesmo que aquele dia nem era um dia tão bom, então você tinha uma boa razão para simplesmente falhar naquele dia? Agora que você já respondeu, estamos prontos para seguir essa conversa.

         Todos temos um monstrinho procrastinador, que nos leva a criar todas as desculpas possíveis para racionalizar falhas e desistências, é natural, estamos a todo momento buscando economizar nossa energia, mas que quando repetidas vezes isso acontece, toda rotina de estudos, vai por água abaixo. Mas olha que incrível, quando fazemos o simples ato de marcar com uma coleguinha, de executar uma tarefa em conjunto, suas chances sobem consideravelmente de cumprir o prometido.

         Prazer, o(a) professor(a) particular de inglês é seu mais novo coleguinha! Essa pessoa estará fielmente toda semana, disponível no horário combinado contigo, a sua disposição. Esse é o tipo de compromisso que provavelmente vai te estimular a ter uma rotina de estudos e compartilhar isso com seu(sua) professor(a) particular.

         E esses foram os 5 indícios de que você precisa de um professor inglês particular para aprender inglês e para isso, conte com a gente! Temos mais de 180 professores particulares, com os mais diversos tipos de perfil, que serão escolhidos exatamente para o seu perfil, horários, conhecimento prévio e objetivo com o inglês! Se você tem interesse, entre em contato conosco por aqui. Aprenda mais sobre o assunto escutando o nosso podcast!


Escrito por: Vinicius Costa, diretor da ii em Araraquara-SP

Para contato: viniciuscosta@idiomaindependente.com.br

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn