Páscoa na Itália: principais tradições e celebrações

Pascoa na Itália e suas tradições

A Páscoa é a festa mais tradicional e popular no país, depois, do Natal. Assim como no Natal , as comemorações da Páscoa são religiosas e também muito familiares na Itália, assim como no Brasil.

Índice

1. Como se comemora a Páscoa na Itália?

2. A Pasquetta

3. Tradições da Páscoa na Itália

  • Scoppio del Carro em Florença
  • Via Crucis em Roma

4. Presentes nas tradições de Páscoa na Itália

5. O que se come na Páscoa na Itália?

  • Cordeiro
  • Pizza di Pasqua

6. Doces típicos da Páscoa na Itália

  • Colomba
  • Pastiera Napoletana

 

1. Como se comemora a Páscoa na Itália?

As comemorações da Páscoa sempre se iniciam com o fim da Quaresma, e o início da Semana Santa. Na sexta-feira santa é celebrada a Paixão de Cristo com encenações do momento em diversas cidades italianas. No Sábado, conhecido como Sábado de Aleluia, nenhuma liturgia é celebrada e passa-se o dia com familiares No domingo, de Páscoa, os italianos celebram a Ressurreição de Cristo. É o dia mais importante e mais comemorado pelas famílias italianas, que se reúnem para almoçar juntas, com deliciosos pratos típicos da Páscoa e os italianos nessa data também trocam presentes.

  •  

2. A Pasquetta

Ao contrário do que acontece aqui no Brasil, a comemoração da Páscoa na Itália não acaba no domingo, mas sim na segunda, com a Pasquetta. De fato, a Pasquetta é uma das diferenças entre a Páscoa no Brasil e na Itália e que surpreende a todos que passam esse período no país da bota pela primeira vez. Também conhecida como Lunedì dell’Angelo, a Pasquetta acontece na segunda-feira depois do domingo de Páscoa e é um feriado na Itália. Nesse dia é celebrada a vinda de um anjo que anunciou a ressurreição de Cristo para as três mulheres em sua sepultura.

Os italianos passam a Pasquetta com familiares e amigos. O dia é marcado por comemorações muito semelhantes as do domingo e normalmente as famílias se reúnem em suas casas ou em parques para celebrarem juntas com muitas comidas e alegria.

3. Tradições da Páscoa na Itália

Na Itália há diferentes tradições relacionadas à comemoração da Páscoa em cada uma das suas regiões. Vamos conhecer e descobrir como eles comemoram a Páscoa em algumas a seguir!

Scoppio del Carro em Florença

Uma das tradições de Páscoa mais conhecidas em todo o país é o Scoppio del Carro (Explosão do Carro), que acontece no domingo de Páscoa em Florença, na Toscana.

O Scoppio del Carro é uma tradição na Páscoa da cidade de Florença

Essa celebração consiste em um show pirotécnico que ocorre desde o ano de 1007. Consiste em uma grande explosão e uma pequena pomba é lançada em direção ao Duomo  da cidade.  Diz a tradição que se a pomba conseguir entrar na Igreja e voltar para o carro com precisão, o ano será de muita paz e fartura

Via Crucis em Roma

A celebração da Via Crucis acontece em diversas cidades, mas sem dúvidas a de Roma é uma das mais conhecidas, atraindo fiéis de todas as partes do mundo.

Milhares de fiéis vão para Roma receber a benção do papa

A Via Crucis acontece em frente ao Coliseu de Roma na Sexta-feira Santa. Durante a celebração, a cruz é carregada pelos 14 passos da Via Crucis por pessoas do povo. Ao final, o papa faz um pronunciamento para os fiéis e conclui o dia com a Benção Apostólica. Em 1996 eu tive a honra de passar a Semana Santa na Itália onde participei da Via Crucis está frio, mas foi emocionante, pois pude ver João Paulo II de perto, tenho essa cena gravada em minha memória.

4. Presentes nas tradições de Páscoa na Itália

Segundo o costume italiano, presentes são trocados no domingo de Páscoa. O mais comum é embrulhar ovos de galinha de diversas cores em papel de presente. A distribuição de ovos como presentes acontece há muitos séculos e simboliza a ressurreição de Cristo. Hoje, esses ovos coloridos podem ser acompanhados de outros presentes, e claro os ovos de chocolate, que são principalmente ofertados às crianças 

5. O que se come na Páscoa na Itália?

A Páscoa na Itália é um período de alegria, comemoração, celebração religiosa e também muita fartura na mesa, simbolizada pelos muitos pratos típicos preparados durante esse período. Assim como as tradições, os pratos típicos dos italianos na Páscoa variam muito de acordo com a região. De uma forma geral, come-se peixe em toda a Itália na Sexta-feira Santa, assim como no Brasil, e evita-se a carne vermelha. Os pratos mais elaborados, saborosos e criativos são preparados para o almoço do domingo de Páscoa e para a Pasquetta. Vamos descobrir as principais comidas típicas desse período:

Cordeiro

Em todas as regiões da Itália é preparado o cordeiro para o almoço do domingo de Páscoa. Esse é o prato típico mais famoso no país, preparado de diferentes formas dependendo da região. O consumo de cordeiro na Páscoa está diretamente ligado à tradição judaica: antes do Êxodo do Egito, o povo de Israel sacrificava um cordeiro e o comia assado

Pizza di Pasqua

As regiões centrais da Itália, tais como Umbria, Lazio, Marche e Abruzzo, compartilham um prato típico da Páscoa: a Pizza di Pasqua.

Esse prato, é também conhecido como Crescia di Pasqua, que é um pão de sal levedo enriquecido com queijos E que normalmente, acompanha ovos cozidos ou frios típicos dessas regiões.

6. Doces típicos da Páscoa na Itália

É claro que não podem faltar os doces típicos nas mesas dos italianos durante a Páscoa, que são deliciosos Os doces italianos são conhecidos mundialmente, mas existem alguns que são exclusivos da  Páscoa.

Colomba

A colomba pascal, também muito conhecida e consumida no Brasil, possui uma lenda que explica a sua origem: ela teria surgido em Pavia, no norte da Itália, no século VI, quando a cidade estava prestes a ser invadida e saqueada pelos Lombardos, mas um padeiro com muita Fé resolveu criar um doce no formato de pomba para pedir a paz. Os soldados teriam gostado tanto do doce que não  atacaram a cidade.

Se essa história é verdade ou não, nós não sabemos. Entretanto, a colomba é o doce mais típico da Páscoa dos italianos, apreciada por todas as regiões do país. Afinal, quem resiste a cobertura da Colomba que é feita de grãos de açúcar, clara de ovo e amêndoas e que fica crocante

Pastiera Napoletana

A pastiera napoletana, também conhecida como pastiera di grano, é um dos doces da Páscoa que é originado da região sul da Itália, mais precisamente de Nápoles, mas é apreciado em toda a Itália.

A origem do doce, está ligada ao culto da divindade romana Ceres, que teve início em 1693, quando sua receita é divulgada no livro Lo scalo alla moderna, de Antonio Latini. Os principais ingredientes desse doce são: trigo, leite, amêndoas, ricota e ovos.

Espero que todos através desse pequeno texto tenham viajado um pouco para o País da Bota e degustado das delícias do período da Páscoa e com essa viagem tenha despertado o interesse de vir conhecer nossa metodologia e continuar descobrindo esse País que tanto amamos.


(VERSÃO EM ITALIANO)

PASQUA IN ITALIA

SCOPRIAMO COME IL PAESE DELLA SCARPA CHE AMIAMO COSÌ TANTO CELEBRA LA PASQUA?

Indice

1. Come si festeggia la Pasqua in Italia? 

2. La Pasquetta

3. Tradizioni pasquali in Italia 

  • Scoppio del Carro a Firenze 
  • Via Crucis a Roma 

4. Regali nelle tradizioni pasquali in Italia 

5. Cosa si mangia a Pasqua in Italia? 

  • Agnello 
  • Pizza di Pasqua 

6. Dolci tipici della Pasqua in Italia

  • Colomba
  • Pastiera Napoletana

 

1. Come si festeggia la Pasqua in Italia?

La Pasqua è la festa più tradizionale e popolare nel paese dopo il Natale. Come al Natale, anche le celebrazioni pasquali sono religiose e molto familiari in Italia, così come in Brasile. Le celebrazioni pasquali iniziano sempre con la fine della Quaresima e l’inizio della Settimana Santa. Il Venerdì Santo si celebra la Passione di Cristo con rappresentazioni del momento in diverse città italiane. Il Sabato, noto come Sabato Santo, non si celebra nessuna liturgia e la giornata è trascorsa con i familiari. Domenica di Pasqua, gli italiani celebrano la Resurrezione di Cristo. È il giorno più importante e più festoso per le famiglie italiane, che si riuniscono per pranzare insieme, con deliziosi piatti tipici pasquali, e gli italiani in questa data scambiano anche regali.

2. La Pasquetta

A differenza di quanto avviene qui in Brasile, la celebrazione della Pasqua in Italia non finisce di domenica, ma il lunedì successivo, con la Pasquetta. Infatti, la Pasquetta è una delle differenze tra la Pasqua in Brasile e in Italia che sorprende tutti coloro che trascorrono questo periodo nel paese della scarpa per la prima volta. Anche conosciuta come Lunedì dell’Angelo, la Pasquetta si svolge il lunedì successivo alla domenica di Pasqua ed è una festività in Italia. In questo giorno si celebra l’arrivo di un angelo che annunciò la resurrezione di Cristo alle tre donne presso il suo sepolcro. Gli italiani trascorrono la Pasquetta con familiari e amici. La giornata è segnata da celebrazioni molto simili a quelle della domenica e di solito le famiglie si riuniscono nelle loro case o nei parchi per celebrare insieme con cibo e gioia.

3. Tradizioni pasquali in Italia

In Italia ci sono diverse tradizioni legate alla celebrazione della Pasqua in ognuna delle sue regioni. Scopriamo e vediamo come celebrano la Pasqua in alcune di esse!

Scoppio del Carro a Firenze

Una delle tradizioni pasquali più conosciute in tutto il paese è lo Scoppio del Carro, che si svolge la domenica di Pasqua a Firenze, in Toscana. Lo Scoppio del Carro è una tradizione pasquale della città di Firenze. Questa celebrazione consiste in uno spettacolo pirotecnico che ha luogo dal 1007. Consiste in un grande botto e una piccola colomba viene lanciata verso il Duomo della città. La tradizione narra che se la colomba riesce ad entrare in chiesa e tornare al carro con precisione, l’anno sarà molto pacifico e abbondante.

Via Crucis a Roma

La celebrazione della Via Crucis si svolge in diverse città, ma senza dubbio quella di Roma è una delle più conosciute, attirando fedeli da tutte le parti del mondo. La Via Crucis si tiene davanti al Colosseo di Roma il Venerdì Santo. Durante la celebrazione, la croce viene portata attraverso le 14 stazioni della Via Crucis da persone del popolo. Alla fine, il Papa rivolge un discorso ai fedeli e conclude la giornata con la Benedizione Apostolica. Nel 1996 ho avuto l’onore di trascorrere la Settimana Santa in Italia dove ho partecipato alla Via Crucis. Faceva freddo ma è stato emozionante perché ho potuto vedere da vicino Giovanni Paolo II, ho questa scena impressa nella mia memoria.

4. Regali nelle tradizioni pasquali in Italia

Secondo la tradizione italiana, i regali vengono scambiati la domenica di Pasqua. Il più comune è avvolgere uova di gallina di diversi colori nella carta da regalo. La distribuzione di uova come regali avviene da molti secoli e simboleggia la resurrezione di Cristo. Oggi, queste uova colorate possono essere accompagnate da altri regali, e ovviamente le uova di cioccolato, che sono principalmente offerte ai bambini.

5. Cosa si mangia a Pasqua in Italia?

La Pasqua in Italia è un periodo di gioia, celebrazione religiosa e anche molta abbondanza a tavola, simboleggiata dai numerosi piatti tipici preparati durante questo periodo. Come le tradizioni, anche i piatti tipici degli italiani a Pasqua variano molto da regione a regione. In generale, si mangia pesce in tutta Italia il Venerdì Santo, così come in Brasile, e si evita la carne rossa. I piatti più elaborati, gustosi e creativi sono preparati per il pranzo della domenica di Pasqua e per la Pasquetta. Scopriamo i principali piatti tipici di questo periodo:

Agnello

In tutte le regioni d’Italia viene preparato l’agnello per il pranzo della domenica di Pasqua. Questo è il piatto tipico più famoso del paese, preparato in diverse forme a seconda della regione. Il consumo di agnello a Pasqua è direttamente legato alla tradizione ebraica: prima dell’Esodo dall’Egitto, il popolo di Israele sacrificava un agnello e lo mangiava arrosto.

Pizza di Pasqua

Le regioni centrali dell’Italia, come Umbria, Lazio, Marche e Abruzzo, condividono un piatto tipico della Pasqua: la Pizza di Pasqua. Questo piatto, anche conosciuto come Crescia di Pasqua, è un pane lievitato arricchito di formaggi che di solito è accompagnato da uova sode o fredde tipiche di queste regioni.

6. Dolci tipici della Pasqua in Italia

È evidente che non possono mancare i dolci tipici sulle tavole degli italiani durante la Pasqua, che sono deliziosi. I dolci italiani sono conosciuti in tutto il mondo, ma ce ne sono alcuni che sono esclusivi della Pasqua.

Colomba

La colomba pasquale, anche molto conosciuta e consumata in Brasile, ha una leggenda che ne spiega l’origine: si dice che sia apparsa a Pavia, nel nord Italia, nel VI secolo, quando la città era minacciata di essere invasa e saccheggiata dai Longobardi, ma un panettiere con molta fede decise di creare un dolce a forma di colomba per chiedere la pace. Si narra che i soldati gradirono così tanto il dolce che non attaccarono la città.

Se questa storia è vera o no, non lo sappiamo. Tuttavia, la colomba è il dolce più tipico della Pasqua degli italiani, apprezzato in tutte le regioni del paese. Dopotutto, chi può resistere alla glassa della Colomba fatta di granelli di zucchero, albume d’uovo e mandorle che diventa croccante?

Pastiera Napoletana

La pastiera napoletana, anche conosciuta come pastiera di grano, è uno dei dolci pasquali originari della regione meridionale dell’Italia, più precisamente di Napoli, ma è apprezzata in tutto il Paese.

L’origine di questo dolce è legata al culto della divinità romana Cerere, risalente al 1693, quando la sua ricetta fu divulgata nel libro “Lo scalco alla moderna” di Antonio Latini. Gli ingredienti principali di questo dolce sono: grano, latte, mandorle, ricotta e uova.

Spero che attraverso questo breve testo abbiate fatto un piccolo viaggio nel Paese della Scarpa e assaggiato le delizie del periodo pasquale, e che questo viaggio abbia suscitato l’interesse di venire a conoscere la nostra metodologia e continuare a scoprire questo Paese che tanto amiamo.


Escrito por: Rita Ap. Chinaglia Squissato Bueno, professora de italiano, francês e inglês na Idioma Independente 

Contato: rscsbueno.ii@gmail.com

Instagram: @rsquissato

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Inscreva-se na nossa newsletter

Inscreva-se para receber mais conteúdos como este que acabou de ver. 

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn