Qual é o sotaque mais correto?

A origem da palavra “accent” , ou “sotaque”em bom e velho português, vem, como boa parte de nosso léxico, do latim, a partir da palavra “Accanere”. Você pode ver no gráfico abaixo demonstrado pelo nosso amiguinho Google, com base em pesquisa desenvolvida pelo setor de línguas da Universidade de Oxford.

Vemos que ali temos Ad- que se transforma ,então, em Ac no começo da palavra com sentido de “To” ou “para” em nossa língua e Canere com significando “To sing” ou “para cantar” e suas demais traduções.  O importante é tentar entender o sentido dessa palavrinha mágica que, segundo os filmes, séries e demais mídias, tem poderes mágicos, assim como o resto do Latim. Seu sentido primordial seria “para cantar”, “cantarolar” e assim por diante e que se transformou, como é possível ver acima, em Accentus, agora bem mais próximo do inglês, e que passa a ideia de entonação, ou seja, a forma que se dá a uma palavra, bem parecido com o significado que entendemos hoje a usar ou ouvir essa palavra.  Essa palavra é usada para dar a noção  como alguém fala uma palavra numa língua, ou sua forma de expressão geral nesta. Demonstra de onde ela vem, sua limitação em pronúncia ou forma particular de dizer algo de maneira diferente do usual, o clássico dito em Curitiba de “Dizer a mesma coisa de formas diferentes”.

Agora conhecendo o conceito melhor, a pergunta que fica no ar é: você sabe reconhecer sotaques?

Do Brasil, provavelmente, você conhece pelo menos dois sotaques, o seu e o dos outros seu que você está tão acostumado que acha que não existe ou acredita ser o mais certo e o dos outros que são ou diferentes ou errados e está tudo bem, todos pensam assim uma vez, mas quando se fala de sotaques o importante é notar que não existe sotaque certo, apenas sotaques diferentes, e para chegar a esta conclusão nada melhor do que jogar um balde de água gelada nas costas e ver qual sotaque em inglês você tem.

Dê uma olhada nos seguintes vídeos:

https://youtube.com/clip/UgkxqE8rsaKr7jOLthQ67XS5lmpiTBGn1xBB
https://youtube.com/clip/UgkxtgXhpR7reSchKYfv4BwKh6n0em6bQ6yG
https://youtube.com/clip/Ugkxa8BzrkH40XX9uhK__oZRxvEuIo5WmRTW

É bem provável que, devido ao contato prolongado com a mídia estadunidense, lhe tenha feito achar a pronúncia deste a mais comum, certa e menos diferente, mas é importante lembrar que não há sotaques certos ou errados, mas sotaques diferentes, pois no final das contas…

Todos estamos falando a mesma coisa de formas diferentes.


Escrito por: Matheus Azevedo, professor na Idioma Independente.

Para contato: matheusbazevedo.ii@gmail.com

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn