7 filmes e séries com temática LGBTQIA+: para conhecer mais sobre idiomas e representatividade no mês do orgulho (e fora dele)

para conhecer mais sobre idiomas e representatividade no mês do orgulho (e fora dele)

Se você está em busca de uma forma leve e divertida de aprimorar suas habilidades linguísticas, não se preocupe porque trazemos até você! Hoje, trazemos uma lista com alguns  filmes e séries que não só cativam emocionalmente, mas também oferecem uma incrível oportunidade de exposição linguística. Aproveitamos o mês do orgulho LGBTQIA+, celebrado mundialmente em junho, para destacar produções com o protagonismo desses grupos e o poder transformador dessas produções audiovisuais, não só pelo seu contexto de luta mas também como podem trazer novas perspectivas linguísticas e sociais, já que ambas andam lado a lado. Vamos explorar aqui, uma seleção de sete títulos que prometem não apenas entreter, mas também expandir seus horizontes linguísticos.

  1. “O Segredo de Brokeback Mountain” (2005, 134 min.) – Este filme não apenas apresenta uma narrativa poderosa, mas também põe em paralelo à cultura do oeste dos Estados Unidos e algumas dinâmicas sociais da época em que representa. Além disso, por ser baseado em um conto, há a possibilidade de leitura para quem gosta de comparar adaptações e fonte;
  1. “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (2016, 110 min.) – Vencedor do Oscar 2016 como “Melhor Filme”, retrata a jornada de um homem afro-americano lidando com sua identidade e sexualidade. Similar ao filme anterior, apresenta outra face social e cultural em relação às descobertas de vida do protagonista, assim como também fornece um contexto cultural valioso para o aprendizado do idioma. 
  1. “Sense8” (2015-2018) – Uma série de ficção científica que segue um grupo de pessoas conectadas mentalmente, incluindo personagens LGBTQIA+, não só na sua trama, como por trás dos bastidores, já que criada pelas irmãs  Lilly e Lana Wachowski. Esta série não apenas oferece beleza em suas paisagens e cenas ou diversidade linguística, mas também mergulha nas diferentes culturas e idiomas, literalmente, ao redor do mundo, permitindo uma imersão cultural incrível.
  1. “Me Chame Pelo Seu Nome ” (2017, 132 min.) – Neste romance delicado, além de explorar outro cenário (a Itália da década de 1980), explorando o despertar da sexualidade de um jovem adulto e seu relacionamento com um universitário mais velho, entrega muita beleza em cinematografia e trilha sonora.
  1. “Orange Is the New Black” (2013-2019) – Seriado que se retrata em uma penitenciária feminina, enorme representatividade das pessoas naquela situação, incluindo diversas representações de sexualidade e também de pessoas trans. Além disso, não só liga com questões de gênero como também raciais. Assim como Sense8, essa produção é voltada para um público mais adulto devido a sua linguagem e algumas cenas mais pesadas.
  1. “Paris is Burning” (1990, 78 min.) – Indo por um caminho além da ficção, este documentário icônico sobre a cultura drag e a cena ballroom em Nova York nos anos 1980, apresenta uma perspectiva fascinante sobre essa comunidade assim como  uma linguagem única, cheia de expressões e gírias que ajudam a enriquecer o vocabulário do idioma.
  1. “Queer Eye” (2018-presente) – Neste reality show em que um grupo de especialistas LGBTQ+ transforma a vida de pessoas em diferentes áreas, traz  uma abordagem inclusiva e oferece uma visão atualizada das interações sociais, bem como a oportunidade de aprender sobre diferentes perspectivas culturais e de pessoas reais.

Conhecendo um pouco mais dessas obras, mesmo que não todas, você terá a oportunidade de vivenciar narrativas poderosas, que podem mudar não apenas seu conforto com os idiomas, mas visões de mundo. Às vezes não conseguimos ter essa visão sem nos pormos no lugar do  outro, contribuindo para uma compreensão mais profunda da sociedade e do mundo ao seu redor. Aproveite o mês do orgulho LGBT e embarque nessa jornada enriquecedora, abraçando a diversidade e celebrando a riqueza da linguagem e da cultura.


Escrito por: Uilber Souza, Professor de Inglês na Idioma Independente em Salvador, Bahia.

Para contato: uilbersouza.ii@gmail.com

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn