Verlan e o aprendizado da Língua Francesa

Verlan e o aprendizado da língua francesa

Introdução

Aprender um idioma estrangeiro contribui bastante para a evolução da nossa formação cultural, humana e profissional, pois acabamos fazendo parte de outra cultura.

Por meio da língua alvo, percebemos detalhes linguísticos da nossa língua de origem.

Com a língua francesa não é diferente. Estudar francês é muito prazeroso, principalmente para os falantes nativos de português ou de outras línguas românicas como o espanhol e o italiano.

As semelhanças entre as estruturas do francês e do português, por exemplo, são muitas. Elas facilitam o aprendizado de quem já domina o português.

Fora a sonoridade da língua de Rimbaud, Baudelaire, do idioma de Carla Bruni e Aya Nakamura, muito gostoso de ouvir, por sinal. 

Por isso, muitos estudantes dizem que até um palavrão em francês soa como um elogio. Risos.

Mas, brincadeiras à parte, é importante lembrar sempre que, como todo idioma, o francês também tem suas especificidades. 

E o VERLAN não deixa de ser uma delas. Você já ouviu falar dele? 

Pois bem, se não, fica aqui comigo que explico logo abaixo do que se trata e o porquê conhecer o Verlan pode ajudar a aprimorar o seu aprendizado de francês também.

Mas se já ouviu falar, fica também hahhahah pois será prazeroso compartilhar algumas informações contigo.

Seu aprendizado agradece!

1. Um pouco sobre história

Como em toda língua, no francês existem inúmeras maneiras de usar o mesmo idioma e determinadas formas são baseadas nas necessidades de comunicação de cada sociedade.

Além disso, é importante destacar que fatores como idade, condição social, orientação política, educação e afins também influenciam no uso de certas palavras e de determinadas expressões.

Considerando que, embora seu uso venha de um período mais antigo, como na literatura e nas prisões do século XVIII, por exemplo, o Verlan começa a ganhar repercussão no contexto da II guerra. 

Sobretudo nas periferias francesas, nas famosas banlieues, quando alemães invadiam constantemente a França, o uso de determinadas gírias buscava proteger, sobretudo, a juventude periférica; negros, mulheres e imigrantes árabes e judeus das perseguições de autoridades policiais no Nazismo.

O Verlan, inicialmente, era uma espécie de código cujo uso se dava por meio da inversão de sílabas nas palavras francesas, contrariando, dessa forma, a norma culta.

O próprio nome Verlan é um “Verlan” da palavra à l’enver. Ou seja, uma inversão da palavra que em língua portuguesa significa “o inverso”. 

Claro que se você tem o mínimo conhecimento de língua francesa, sabe que a inversão de “L’enver” graficamente falando resultaria em Verl’en, com “EM” no final. 

Só que a palavra se escreve com “AN” no final, assim mesmo Verlan, pois, na verdade, é a transcrição sonora e não gráfica da inversão VERL’EN.

Com o passar do tempo, o falar das ruas ficou conhecido por meio de alguns artistas que, tanto no campo da música como no do cinema ganharam destaque internacional, fazendo com que o Verlan ficasse conhecido por inúmeros falantes de francês.

2. Alguns exemplos de Verlan

  1. Jourbon

Começando por uma das palavras mais usadas em francês, “jourbon” é a inversão de Bonjour. Ou seja, um Verlan da palavra que em português significa bom dia.

  1. Céfran

Já “Céfran” é um Verlan da palavra Français que em português significa francês.

  1. Meuf 

Enquanto Meuf é um verlan de femme, palavra que em francês significa mulher, esposa, namorada e etc.

  1. Zarbi 

Zarbi é a inversão da palavra bizarre que significa bizarro em português.

  1. Zyva 

Por fim, Zyva é o Verlan de Vas-y (vamos lá em português).

É importante lembrar que essas inversões de silabas nas palavras francesas são usadas em contexto informal e o seu aprendizado auxilia a expandir o conhecimento de língua francesa e de seu uso em diversos contextos.

Principalmente, o francês falado no dia a dia.

Além disso, saber reconhecer alguns verlans ajuda a compreender melhor músicas, textos e cenas de filmes, sobretudo os voltados para o público jovem.

Agora me conta nos comentários abaixo qual o seu verlan preferido.


Escrito por: Wesley Aquino, professor de francês na ii em Aracaju-SE

Para contato: Wesleyaquilianyski.ii@gmail.com  


REFERÊNCIAS

https://www.ohlalafrenchcourse.fr/blog/article/c-est-quoi-le-verlan-explications-et-principaux-mots-en-verlan

https://pt.slideshare.net/katheuh/le-verlan-48702203

https://fr.babbel.com/fr/magazine/apprendre-le-verlan-4-regles

https://sites.rutgers.edu/french-magazine/introduction-au-verlan/

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn