Comemore o Dia Internacional do Reggae com Música, Cultura e Celebração

Comemore o Dia Internacional do Reggae com Música, Cultura e Celebração

O Reggae é um gênero musical de origem jamaicana bastante jovem, pois surgiu no século passado e se tornou muito conhecido, principalmente, por conta da influência do cantor Bob Marley.  

Além das letras (muitas delas influenciadas pela filosofia rastafári) e que, geralmente pregam a paz e fazem inúmeras críticas sociais, o reggae também possui diversas influências sonoras, tanto de estilos musicais de origem africana e indígena quanto os de origem europeia.

Com o passar do tempo outros gêneros musicais e artistas foram fortemente influenciados pelo reggae como o “Oi, Oi, Oi” francês, por exemplo, e inúmeros músicos brasileiros.

Mas você sabia o porquê o dia 11 de maio é o dia nacional do reggae no Brasil?

— Não?   

Então, fica comigo até o final que vou contar um pouco sobre a história desse gênero musical e de brinde aumentaremos a sua playlist também.

Vamos nessa!

1. Um pouco de história…

O reggae surgiu no final da década de 1960 na cidade jamaicana de Kingston com fortes influências do R&B e de outros estilos musicais e rapidamente se tornou um dos gêneros mais populares do país.

A partir de 1970 o reggae passou a ser conhecido em outros países por causa da popularidade do cantor Bob Marley, sobretudo, devido às canções “Is this love” e “No, woman, no cry”.

Desde então, o gênero ganhou repercussão no mundo inteiro e em 2018 foi considerado patrimônio mundial e imaterial pela UNESCO.

No Brasil, devido à lei federal nº 12.630/2012, todos os anos comemora-se o Dia Nacional do Reggae na data de 11 de maio.

A influência do reggae é muito ampla e não só artistas do próprio estilo, como de outros gêneros musicais são bastante influenciados tanto pela filosofia e cultura que o reggae traz como pela musicalidade.

Pensando nisso, trouxe algumas bandas nacionais e internacionais para comemorar esse 11 de maio e de brinde aumentar a sua playlist.

E se você estiver aprendendo alguns dos idiomas dessas canções, pode usá-las para evoluir o seu aprendizado também. Certo?

2. Brigada Flores Magon

Começaremos com a banda de oi, oi, oi francesa Brigada Flores Magon que mistura reggae, rock, punk e rap em sua sonoridade. Ouça a música Pas de justice, pas de paix (sem justiça não há paz) e perceberá as inúmeras influências dos Brigadas:

3. Adão Negro

Em seguida, temos a banda de reggae Adão Negro com a sua música Anjo Bom que desde o seu lançamento tem despertado nostalgia em muitas pessoas. Ouça e veja se desperta em você também!

4. Dub Inc

Continuamos com a banda de reggae francesa Dub Inc. Dessa vez sugiro que você escute o álbum Diversité (Diversidade) completo. 

É uma música melhor do que a outra, as letras são muito atuais e garanto que não se arrependerá.

5. The Police

Para constatar a influência do reggae em outros estilos temos a banda de rock inglesa The Police que em músicas como Can’t Stand Losing You combina a sonoridade dos dois estilos.

6. I Work Sound 

Por último, temos a banda I Work Sound com a canção “Toi qui me juge” que discute muito sobre como as diferenças entre as pessoas não são motivo para preconceito, mas sim para uma compreensão ampla do ser humano.


Escrito por: Wesley Aquino, professor de francês na Idioma Independente em Aracaju- SE.
Para contato: wesleyaquilianyski.ii@gmail.com


Referencias:

Wikipédia

São Bernardo

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn