Leia mais em 2023: 5 dicas práticas

5 dicas para ler mais em 2023

Para a maioria das pessoas a primeira experiência com a leitura foi através dos livros que a escola pedia. Embora a escola tenha seus motivos para escolher os livros que ela escolheu, te fazer sofrer não é um deles, mas é o que acaba acontecendo, e a experiência da leitura se torna traumática para a maioria dos leitores.

Por isso minha primeira dica é: supere esse trauma! Para ler mais você precisa…

1. Ler o que você gosta

Você pode começar lendo os livros adaptados para o cinema/TV e viraram seus filmes e séries favoritos (normalmente os livros são melhores); ou focar em um gênero ou autor que já conhece e se aprofundar na obra dele: tipo ler mais ficção científica, ou obras de Andy Weir (autor de Perdido em Marte).

Seja aventura, suspense, terror, clássicos, policial, histórias de amor, poesia ou contos, gostar do que está lendo é fundamental para consolidar a leitura como um hábito.

2. Tirar um tempo para ler

A leitura, como todo hábito, para se formar precisa de tempo. Se você quer ler mais, reserve um momento do seu dia para essa atividade. Crie um compromisso mesmo. Pode ser de manhã, enquanto a casa está mais silenciosa, ou no meio da tarde num intervalo do trabalho.

Se estiver difícil achar o momento certo, simplesmente tire as distrações de perto, coloque 30 minutos no alarme do celular e se concentre apenas nesse período. Com o tempo você vai sentir o novo hábito se formando e a experiência vai ficando mais fácil e prazerosa.

3. Ter um livro sempre por perto

Parece a dica mais óbvia do mundo, eu sei, mas muitas pessoas se esquecem dessa pequena ação em direção ao objetivo de ler mais. – Cadê seu livro?

Para conseguir ler mais, tenha sempre com você um livro para ler, seja físico ou um e-book. Quando surgir no meio do dia um momento de ócio, é só sacar o livro e aproveitar seu caminho de ônibus ou a sala de espera no dentista para descobrir o desfecho daquele capítulo que você tinha parado no meio.

4. Fazer escolhas: não gostou? Abandone!

Vou te propor um cenário hipotético:

Imagine uma pessoa que começou a ler aos 4 anos e se tornou um leitor tão eficiente que leu ao longo da vida um livro por semana, falecendo de causas naturais aos 104 anos. Essa pessoa teria lido ao longo da vida aproximadamente 5.217 livros. Nada mal!

Só o Reino Unido, líder mundial de publicações, publicou em 2020 186.000 títulos.¹

O que quero dizer com isso é que não dá para ler tudo! A vida é muito curta pra perder tempo com um livro que você não está gostando. Se o livro está chato, simplesmente abandone e comece outro. Tem muito livro esperando para ser lido, não precisa se martirizar.

Eu levei uns 15 anos para ler O Silmarillion de J.R.R. Tolkien, mesmo sendo fã. Às vezes o leitor ainda não tem a maturidade necessária para gostar da obra (esse costuma ser o caso dos livros que a escola nos pede para ler).

Só tome cuidado para não viver abandonando livros por aí, né! Dê uma chance ao livro (pelo menos umas 30 páginas, ou uns dois ou três capítulos, até a história ganhar tração).

5. Encontrar seu estilo

Existem muitas formas de ser um leitor, e o que vai te ajudar a ler mais é encontrar seu próprio estilo de ler.

Existem os que preferem se concentrar em apenas um livro por vez; outros leem mais de um, usando gêneros diferentes para variar a leitura (é o meu caso: eu descanso de um livro lendo outro). 

O que é melhor: livros impressos ou e-books? – Só você pode decidir. (e por que não ambos?)

Áudio livros também são uma ótima maneira de acelerar a leitura ou incluí-la nos momentos em que as mãos estão ocupadas, como enquanto dirige ou limpando a casa.

Consumir resenhas é uma ótima forma de se aprofundar em suas leituras. Existem ótimos canais e blogs sobre literatura que podem te ajudar a encontrar seu estilo.

Entrar em um clube do livro (ou convidar amigos e criar o seu próprio) também pode ser uma experiência enriquecedora que vai te manter motivado durante as leituras e pode inclusive te trazer novas perspectivas sobre a obra (além de fazer amigos).

REFERÊNCIAS:

¹. The Global Publishing Industry in 2020 


Escrito por: Beto Crepaldi – professor de inglês na Idioma Independente em São Paulo-SP

Para contato:  deniocrepaldi.ii@gmail.com

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn