Em meio ao verão calorento aqui do Brasil, muitas pessoas ainda estão de férias aproveitando praias, passeios, viagens, ou até mesmo um simples filme em casa. Quem não está de férias, com certeza já está planejando ou ansiando pelos próximos dias de folga. Independente de como as férias são aproveitadas – ou vendidas – aqui no Brasil a regra é clara: são 30 dias de férias regidos por lei.
Mas e nos outros países, você já pensou como é? Para quem não sabe, os países têm regras de trabalho diferentes um do outro. Aqui no Brasil, por exemplo, além dos dias de férias remunerados, também temos o famoso 13°, ou bônus salarial de fim de ano/natalino, que também existe em países como Portugal, México, Panamá, Alemanha, Áustria e nos Estados Unidos. Tudo bem, mas e as férias? Quantos dias a lei rege em outros países? E o que fazem? Vamos lá!
1. Portugal
Os portugueses têm direito a 22 dias úteis de férias, podendo se estender até 25 dias por ano para os trabalhadores que não tiveram nenhuma falta ao trabalho nesse período. Quando em férias, os portugueses tendem a sair do país – afinal, estão na Europa, e ali é um pulo passeio de trem para outros países -, mas a grande maioria gosta mesmo é de ir para a praia. Isso mesmo, pra boa e velha praia, assim como nós.
2. Alemanha
Na Alemanha os dias de férias podem variar entre 24 e 30 dias úteis de férias, ou seis semanas. Isso mesmo, nosso tão sonhado um mês e meio de pernas para o ar! O programa predileto dos alemães nas férias é ficar no país mesmo, viajando para o Mar Norte, o Mar Báltico, os Alpes ou a região pré-alpina, que tem diversos lagos.
3. Argentina
Nossos hermanos têm direito a 14 dias consecutivos, que podem ir aumentando conforme a quantidade de tempo trabalhado no mesmo emprego, podendo chegar até 35 dias depois de 20 anos na mesma empresa. Ah, se trocar de emprego a contagem reinicia nos 14 dias. Independente da quantidade de dias de férias, o lugar mais procurado pelos argentinos de férias é a nossa cidade maravilhosa do Rio de Janeiro! E logo atrás vem Foz do Iguaçu, pela proximidade.
4. Canadá
Os canadenses têm direito a duas semanas de férias por ano, estendidas a três semanas depois de seis anos no mesmo emprego. Assim como os alemães, o destino preferido por lá é dentro do próprio país, tendo Vancouver como destino número um – especialmente no verão, já que a cidade apresenta temperaturas mais amenas.
5. Estados Unidos
Nos Estados Unidos as férias não são regulamentadas por lei, mas podem variar de duas a três semanas dependendo do tempo de serviço. E para usufruir desses dias, os destinos mais procurados são Las Vegas, Nova Iorque, Miami, Tampa, Phoenix e San Diego.
6. México
As férias no México são de seis dias úteis, aumentando dois dias por ano até chegar a 12 dias úteis. Depois disso, aumentam dois dias a cada cinco anos, mas, assim como na Argentina, a regra só é válida para o emprego atual – ou seja, se trocar de emprego volta aos seis dias úteis iniciais. Apesar do pouco tempo de férias, os destinos preferidos pelos mexicanos são as cidades coloniais de Palenque e San Cristóbal de las Casas e as praias de Cancún, Isla Mujeres e a tão famosa praia de Acapulco – aclamada pelo eterno Chaves.
7. Áustria
Os austríacos têm direito a cinco semanas de férias, aumentando para seis semanas para empregados antigos – tempo de férias tão invejável quanto o dos alemães. No verão, o destino preferido é a Itália, porém no inverno o melhor lugar são os alpes austríacos, perfeitos para esquiar.
Alguns países têm o mesmo tempo de férias que aqui no Brasil: Bulgária, Espanha, Hungria, Panamá, República Tcheca, Rússia, Suíça, Uruguai e Nicarágua. Outros países tem mais dias, como é o caso de Cuba (24 dias úteis), França (25 dias úteis, ou cinco semanas), Holanda (24 dias úteis), Noruega (25 dias úteis), Reino Unido (20 dias úteis, podendo chegar a 28 dias conforme o tipo de trabalho), Suécia (cinco semanas) e Tunísia (30 dias úteis). Mas também há os países com um tempo infinitamente menor que aqui no Brasil, sendo Arábia Saudita (15 dias), Bolívia (até 15 dias), Coreia do Sul (10 dias úteis), Hong Kong (7 dias), Israel (14 dias), Japão (10 dias, incluindo licença médica), Singapura (7 dias), Taiwan (7 dias) e Turquia (duas semanas). Já na China, as férias não são obrigatórias.
E aí, bora aproveitar ou planejar as próximas férias?
Escrito por: Gabriella Barrocal, professora da Idioma Independente em Londrina-Pr
Para contato: gabriellabarrocal.ii@gmail.com