COMO É COMEMORADO O ANO NOVO AO REDOR DO MUNDO?

2022 já acabou e muitas pessoas viajam para festejar o Réveillon em outros lugares, outras fazem preces para no ano seguinte conseguirem boas realizações e também há as que criam uma listinha de coisas boas e ruins que fizeram para saber no que acertaram ou erraram durante o ano inteiro. Nós seres humanos somos engraçados demais, não é mesmo? Repletos de ritos de passagem, de rituais e de hábitos que repetimos todo início e fim de ano. 

Na verdade, se pensarmos bem, existem alguns que repetimos todos os dias e outros durante a vida inteira, mas falando dos de fim de ano, vamos aprender como é comemorado o ano novo ao redor do mundo, então abra bem os olhos e desça já sua telinha ou o telão para aprendermos como são os costumes de cada povo. Prepare os dedos e vamos nessa:

C:\Users\Yugi\Downloads\Usain Bolt.jpg

O ano novo nos países asiáticos 

Começando pela Tailândia… Nos países da Ásia, o ano novo não é comemorado na mesma data que nos países da américa latina, como no Brasil por exemplo. Acontece que para organizar a temporalidade, o nosso país segue o calendário gregoriano, conhecido também como calendário solar onde as estações e a passagem de fim de ano são ajustadas de acordo com os ciclos do sol.

Só que na Tailândia é totalmente diferente, lá comemora-se o ano novo de acordo com os ciclos da Lua. A data oficial da comemoração nesse país é no dia 13 de abril e a maneira na qual os tailandeses comemoram é bastante curiosa: eles fecham as ruas para fazerem guerras de água, isso por que esse elemento é um símbolo de purificação e de renovação para os tailandeses.

THAILAND-BANGKOK-SONGKRAN-CELEBRATION-WATER FIGHT

Já na China a virada de ano geralmente é comemorada em janeiro ou em fevereiro pelo fato do calendário ser lunissolar e considerar tanto as fases da lua como a posição do sol. Neste país, é comum durante essa data a realização das danças dos dragões e as famílias e amigos costumam se presentear com envelopes contendo dinheiro como forma de desejar prosperidade. 

Já pensou se a moda pega no Brasil? No caso, aqui seria feito um pix e não envelopes vermelhos, mas aceitamos de qualquer forma (risos) pois dinheiro a mais é sempre bem-vindo, não é mesmo?

Silvio Santos é destaque no Japão » Jornal Nova Oeste

No Japão, o ano novo é comemorado do dia 1 a 3 de janeiro e em 31 de dezembro inicia-se em contagem regressiva as 108 badaladas que segundo a tradição budista é uma forma de purificar o corpo dos desejos humanos. Além disso, os japoneses buscam visitar templos sagrados e purificar casas e empresas para que tenham prosperidade.

Na Índia, as pessoas comemoram o ano novo com o Diwali, o ritual das luzes. Ou seja, durante as comemorações os hindus acendem luzes e enfeitam as cidades com pisca-piscas, lampadas, velas e luminárias. O ritual tem um sentido religioso e a simbologia dele está relacionada à batalha da divindade Krishna com o demônio Narakasura.

O ano novo nos países americanos

O Canadá, ao lado dos Estados Unidos e do México, fica localizado na América do Norte. Nesse imenso país, o ano novo é comemorado durante o inverno. Por conta disso, os canadenses gostam de mergulhar nos lagos e nos rios para comemorar a passagem do ano e também eles traçam metas para o ano seguinte, cumprindo assim, o que é conhecido como ritual da promessa.  

No México, a comemoração de fim de ano costuma ser colorida. Ao contrário dos nossos amigos canadenses, os mexicanos não optam pelo mergulho, as famílias mexicanas preferem se vestir de cores ligadas ao que desejam atrair. Por exemplo, o branco, a paz. O verde, a saúde. O amarelo, a riqueza. O vermelho, o amor. 

Essas cores estão presentes não só nas vestimentas mas na decoração das casas e das ruas também. Outro aspecto importante é o fato dos mexicanos colocarem uma moeda no pão doce ou no espumante para quem os receber adquirir sorte. No México, também costuma-se carregar uma mala vazia pela casa ou pela rua para atrair boas viagens.

Nos Estados Unidos, a comemoração do fim de ano é bastante diversa, isso ocorre por conta da imensidão territorial e da diversidade cultural das cidades. Uma das tradições está atrelada ao porco, os estadunidenses alimentam-se desse animal na noite de virada de ano pois acreditam que ele trará prosperidade. 

Outra curiosidade interessante é que, assim como no Brasil, nos Estados Unidos há pessoas que também criam listas de metas daquilo que pretendem conquistar e melhorar no ano seguinte e, na cidade de Nova York, comemoram a queda da bola na Times Square, local no qual uma bola iluminada desce por mais de 40 metros em 60 segundos para sinalizar o início do novo ano.

No Chile, as comemorações também variam, dependendo da cidade. Na capital chilena, em Santiago, por exemplo, o clima de ano novo é aproveitado por meio de festas e de bebidas típicas em casas locais, enquanto em outras cidades do Chile como em Viña del Mar pode-se comemorar pulando as famosas sete ondinhas ou se preferir desfrutando da queima de fogos em outras regiões do país.

Como mencionado no início, no Brasil também criam-se metas para serem conquistadas após o Réveillon. Algumas comemorações de fim de ano brasileiras têm origem nas religiões e tradições de matriz africana como, por exemplo: pular as sete ondas, deixar oferendas no mar para atrair prosperidade, ato semelhante ao culto à Iemanjá e o vestir-se de branco para atrair paz.

A ano novo nos países europeus

Na Inglaterra, as comemorações são um pouco diferentes das dos países americanos e asiáticos, as famílias inglesas mais tradicionais costumam abrir as portas dos fundos da casa para que o antigo ano saia por ela, também, eles pedem ao primeiro homem de cabelos pretos que, depois de passar pela rua, entre pela porta da frente da casa carregando pão, sal e carvão pois assim atraira aquecimento, comida e dinheiro durante o ano que está começando. Inusitado, não é mesmo?

Na França, em algumas cidades, o ano novo se chama La Saint-Sylvestre e os franceses comemoram o Réveillon, palavra que vem do francês e que significa despertar, entre amigos com a mesa farta, semelhante ao que fazemos na ceia de natal aqui no Brasil. Eles trocam beijinhos entre si e bebem muita champanhe, outra curiosidade importante de conhecer é que o povo francês deseja feliz ano novo durante todo o mês de janeiro.

Na Rússia, o ano novo é regado de comidas, comemorações entre os familiares e entre amigos como no Brasil, mas existe um detalhe bastante curioso: o ano novo é comemorado em duas datas: 31 de dezembro e 13 de janeiro. 

O ano novo nos países africanos

Do outro lado do globo, o Marrocos, apesar de ser um país árabe, também comemora a passagem de 31 de dezembro para primeiro de janeiro como ocorre nos países ocidentais. Os marroquinos também comemoram o início do calendário berbere que é equivalente ao dia 14 de janeiro do calendário gregoriano e eles celebram com muitas refeições locais, danças e animação.

Em Angola a comemoração de ano novo é regada com muito bacalhau cozido e os angolanos costumam vestir branco durante a passagem de ano para não atrair os males do ano anterior.

Por fim, em Cabo Verde, o ano novo é comemorado com muita música, festas e banho de mar para se despedir do ano velho.

_______________________________________________________________________________________________________________

Escrito por: Wesley Aquino, Professor de francês na Idioma Independente em Aracaju- SE.

Para contato: wesleyaquilianyski.ii@gmail.com                                                                      

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn