COMO TREINAR PRONÚNCIA SOZINHO

pronuncia-sozinho

Você já deve saber que é bem comum quando começamos a aprender um idioma novo que tenhamos vergonha de falar com outras pessoas. Isso vem muitas vezes da nossa percepção de que não somos bons o bastante, ou que iremos passar vergonha. Na verdade , a pronúncia é, para muitos, o aspecto mais desafiador de se falar um outro idioma. Mas eu vou te contar que há alguns jeitos simples e fáceis de melhorar e treinar pronúncia sozinho que podemos empregar no nosso dia-a-dia, e, melhor de tudo, sem a necessidade de ajuda de outra pessoa.

Aqui vou te dar quatro dicas de como melhorar sua pronúncia sozinho, independentemente do seu idioma de estudo, pra que você fique craque. E digo mais: as dicas podem ser usadas em qualquer momento do dia no qual você tenha um tempinho para estudar, são bem práticas e fáceis de executar, então se você estiver no ônibus, limpando a casa, ou mesmo tomando um banho pode fazer isso daqui e já ir treinando.

Ler em voz alta

Neste caso além de exercitar a pronúncia estará também praticando sua leitura e vocabulário. Essa é a dica mais convencional, basta pegar um texto qualquer, preferencialmente um que você considere interessante, e então ler ele em voz alta para si mesmo. Caso queira algo mais desafiador pode escolher um texto mais técnico, um artigo científico ou algo do tipo, caso contrário um post de rede social ou blog faz o serviço. 

Falar sozinho

Tão simples quanto é fácil, falar sozinho não requer habilidade, nem perfeição, demandando apenas prática para auxiliar na melhora do aprendizado. Essa atividade se refere a conversar consigo mesmo no idioma estudado, sobre qualquer assunto, em qualquer momento onde você se encontre só. Ao falar consigo mesmo você está em um ambiente seguro, com assuntos que são confortáveis para você e sem surpresas ou desafios decorrentes de um diálogo com outra pessoa, permitindo então que seu foco seja inteiramente na pronúncia. 

Gravar um áudio

Esse eu considero o mais difícil, porque é onde você pode ficar com vergonha de você mesmo, mas acredite, vale a pena. O assunto do áudio não é relevante, nem sua duração, basta gravar sobre um assunto sobre o qual você se sinta confortável, e em uma duração que permita que você estude sua própria fala. Não precisa enviar esse áudio para ninguém além de você mesmo. O importante aqui é que você seja capaz de escutar esse áudio de forma a diagnosticar onde precisa melhorar. Você certamente vai perceber as diferenças entre a sua fala e a de uma pessoa nativa/fluente, e vai então ajustar sua pronúncia para ficar mais natural e coesa.

Imitar a pronúncia de vídeos e podcasts

Esse passo é um dos mais eficazes. Quando aprendemos qualquer idioma, incluindo nossa língua materna, estamos imitando falantes que estão ao nosso alcance. Dessa forma você pode escolher um vídeo ou áudio de alguém que você curta a pronúncia no seu idioma de estudo e então poderá imitar sem vergonha alguma a forma como essa pessoa fala e pronuncia as palavras que você quer aprender a falar. Com o tempo essa pronúncia “emprestada” será tão natural para você quanto para qualquer outra pessoa fluente. 

Empregando essas quatro táticas ao menos algumas vezes na semana é certo que você irá desenvolver sua habilidade de pronúncia sozinho de maneira muito mais rápida e eficaz, bons hábitos de estudo são essenciais para alcançar nossos objetivos, e quando o assunto é falar outro idioma não tem mistério, o essencial é simplesmente praticar. Talvez você não se dê bem com todas as quatro técnicas, mas escolhendo uma e pondo em ação você já vai estar dando um grande impulso nos seus estudos. 

______________________________________________________________________________________________________________

Escrito por: Manuela portela, professora da Idioma Independente em Itabuna, BA

Para contato: manuhport@gmail.com

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn