BENEFÍCIOS DE APRENDER UM NOVO IDIOMA

aprender-um-novo-idioma

Você já deve ter ouvido falar por aí que aprender um novo idioma é fundamental para te destacar no mercado de trabalho, certo? Além de te ajudar em viagens e poder se conectar com gente do mundo todo. E sim, essas informações são verdadeiras. Com o fácil acesso às mídias digitais, basta alguns cliques para termos acesso ao que se passa do outro lado do mundo, em tempo real. O que também torna possível conhecer previamente os pontos turísticos (e até mais) do lugar para onde você vai, o clima, o que levar na mala, etc. Ah! E claro que saber algum idioma (geralmente a preferência é o Inglês), te traz destaque no setor profissional.

Mas você sabia que muito mais do que te ajudar no trabalho ou em viagens, aprender um novo idioma pode trazer também benefícios para o seu cérebro? Sim! O cérebro possui uma elevada capacidade de plasticidade e se adapta de acordo com o ambiente. Em outras palavras, o cérebro é um músculo, exatamente como todos os outros do nosso corpo. Contudo, fazendo os exercícios certos, com o estímulo ideal, seu cérebro ficará mais bem preparado. E logo aqui abaixo, vamos listar para você quais outros benefícios são esses e porquê aprender um novo idioma é tão importante.

APRENDER UM NOVO IDIOMA TE TRAZ MAIS BENEFÍCIOS DO QUE VOCÊ IMAGINA

Para obtermos um aprendizado eficiente, nosso cérebro faz conexões, que são chamadas de conexões neurais. Isso ajuda no fortalecimento dessas conexões, facilitando o processo de decisões no seu dia a dia, contribuindo para um melhor funcionamento da área do cérebro responsável pela memória e também está diretamente ligado com a aprendizagem e as emoções (hipocampo). Ou seja, aprender um novo idioma ajuda a manter essas conexões ativas, fazendo o seu cérebro ficar mais ágil.

Sabendo disso, ainda podemos acrescentar nessa lista, a diminuição de problemas cognitivos e atraso de doenças como o Alzheimer. Então, se você é uma pessoa esquecida, com dificuldade de lembrar coisas e informações, tem dificuldade de prestar atenção em algo por muito tempo, eis que a solução é aprender um novo idioma. Pois com as aulas, trabalharemos a sua memória, o foco e a concentração.

Você já sabe o fortalecimento neural que isso traz para a sua mente. Logo, fortalecendo as conexões neurais, você ativa 3 áreas do córtex cerebral, referente às habilidades linguísticas, favorecendo a criação de novas rotas de associação para a informação, passando pelo exercício de revezar entre diferentes estruturas linguísticas.

Assim como quando aprendemos a dirigir, por exemplo. Geralmente, por segurança, fazemos sempre o mesmo caminho. Mas, conforme vamos ganhando confiança, começamos a voltar para casa por outras ruas.

E O QUE TUDO ISSO SIGNIFICA?

Sua capacidade cerebral se intensifica, fazendo com que seu aprendizado não fique apenas na memória de curto prazo. Incrível, né? Segredinho? Nós, Equipe da Idioma Independente, trabalhamos com o sistema de repetição espaçada, que é uma técnica de memorização utilizada em nossas aulas, que devido à frequência, auxilia no arquivamento das informações em nossa memória de longo prazo.

E você pode exercitar o seu listening dando play no nosso podcast, com um episódio específico sobre aprender novas línguas.

Conclusão, aprender um novo idioma só tem bons benefícios, auxiliando seus processos cognitivos, como a percepção, memória, atenção e emoção. Então, se você estava em dúvida se começaria agora ou depois, acho que te demos a resposta, não é? Comece agora e você verá os resultados ao longo do seu processo de aprendizagem.

______________________________________________________________________________________________

Escrito por: Ísis Azevedo Dias, professora da Idioma Independente em São Gonçalo, Rio de Janeiro

Para contato: isisazevedodias.ii@gmail.com

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn