QUANTO TEMPO LEVA PARA APRENDER INGLÊS?

Essa é a pergunta que surge imediatamente na cabeça de qualquer pessoa ao começar o aprendizado da língua. Há uma história que um dia ouvi e nunca mais esqueci que pode responder bem este questionamento:

Em uma cidade havia um homem muito inteligente, e um jovem que queria desafiar este homem. Então este jovem capturou uma borboleta com as mãos e se aproximou do homem sábio, questionando-o: “Sábio, se você é tão inteligente assim então me diga uma coisa… Tenho uma borboleta aqui escondida na minha mão. Ela está viva ou está morta?” Desse modo ele achou que finalmente tinha sacaneado o sábio, pois se ele disse que ela estava viva, ele esmagava a borboleta. Se ele dissesse que estava morta, ele a soltava e a deixava voar. Ele já estava sentido o gostinho da vitória na boca quando o homem disse com um ar gentil: “Meu amigo, se esta borboleta vive ou morre só depende de você.”

Ou seja, a resposta é simples: o tempo que você demorará para aprender inglês depende de você. O aprendizado da língua pode ser transformado em algo divertido, mas o objeto da nossa esperança e vontade nesse caso é o destino final (fluência) e não a caminhada (os estudos). Para falar a verdade, as vezes pensar no tanto que vamos ter de estudar é o que nos desmotiva. Mas não existem caminhos fáceis para recompensas gratificantes. Mas por que depende só de você?

Recentemente vi uma discussão no Facebook em que as pessoas tentavam colocar um prazo mínimo ou máximo para aprender inglês. Quando vi aquilo percebi que estava errada em tantos níveis diferentes… Por isso vou estar escrevendo aqui o porquê depender só de você chegar à fluência esclarecendo em 3 pontos: calcular em horas por dia (e NÃO meses/anos!), se é possível chegar à fluência em poucos meses e por último o que é fluência.

1. Calcular em horas por dia.

Um erro recorrente ao querer se planejar ou simplesmente ter uma boa previsão de quando você vai estar trocando aquela ideia de qualidade em inglês é calcular o tempo em números grandes, como meses ou anos. Quem você acha que vai aprender mais rápido, uma pessoa que estuda inglês uma hora por semana durante um mês ou uma pessoa que estuda inglês uma hora por dia durante um mês? Olhando por este lado o mês é irrelevante. Nesse cálculo as horas são muito mais importantes do que os meses. As horas são a farinha que fermenta o seu aprendizado. Dedique – se diariamente e não se preocupe muito com o futuro! O futuro é construído pouco a pouco no dia a dia do presente. Isso nos leva ao próximo tópico:

2. É possível aprender inglês em poucos meses?

Um dos pontos discutidos nesse post do Facebook que observei recentemente era que não seria possível aprender outra língua em menos de 1 ano. Posso desmentir esse mito com muita confiança e tranquilidade por dois motivos: primeiro, há muitas pessoas que já aprenderam outras línguas em períodos muito menores que um ano e o segundo é que eu sou uma dessas pessoas, tendo aprendido minha terceira língua em oito meses (e isso porque nem estudei tanto!). Esse tópico está diretamente relacionado ao último pois se uma pessoa se dedica diariamente por horas ao inglês então obviamente ela chegará a fluência rapidamente. Por exemplo eu duvido muito que alguém que estude inglês 3 horas por dia, de maneira dedicada, demore mais do que 6 meses para chegar à fluência. Novamente, o aprendizado deve ser calculado em horas diárias e não em meses ou anos. E tanto mais por isso depende só de você para chegar a fluência. Então chegou a hora de responder a pergunta que não quer calar:

3. O que é fluência?

Você pode estar pensando agora: “Ok, só depende de mim para chegar à fluência. Mas como vou saber quando cheguei lá?”. É uma pergunta importante para saber o tempo que se leva para aprender inglês, pois para saber a distância que você vai caminhar precisamos saber o seu destino. Há uma noção que considero equivocada no mundo hoje sobre fluência em uma língua. Em uma conversa recente e esclarecedora com meu grande amigo Vinicius Nogueira (também professor da Idioma Independente) chegamos à conclusão de que o nível de “fluente” vêm antes do “avançado”. A pessoa fluente é aquela que já consegue falar abertamente em determinado idioma, com erros gramaticais ou não, sobre determinado assunto. Se você consegue entender o que estão te falando e sustentar uma conversa por alguns minutos, então já pode se considerar fluente independente dos erros. A pessoa avançada é aquela que se especializa na língua a ponto de conhecer profundamente a gramática de tal língua. Estes seriam os especialistas: professores, linguistas, escritores etc.

Com estes três pontos esclarecidos podemos voltar ao principal: só depende de você. É claro que todos nós precisamos de ajuda, pois ninguém vai muito longe sozinho. Mas ninguém dará o primeiro passo por você. Quem procura, acha. Quem bate, terá portas abertas. Por isso não deixe que essa pergunta te desmotive! Dê o primeiro passo e os outros virão naturalmente, e então antes que você perceba falará inglês. Não pense em quantos meses você levará para chegar à fluência, pense no que você está fazendo para chegar à fluência hoje.

Espero ter te ajudado com estas curtas palavras. Se pude trazer algo de positivo a você hoje, peço que você por favor compartilhe este texto e dos outros professores da Inglês Independente. Todos nós temos sonhos, e sabemos como pode ser decisivo ter aquele apoio no começo, por isso este aspirante a escritor encarecidamente pede sua empatia!


Escrito por: Danilo Silva, consultor da Idioma Independente em São Paulo, Capital.

Para contato: danilosilva.ii@gmail.com

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Inscreva-se na nossa newsletter

Inscreva-se para receber mais conteúdos como este que acabou de ver. 

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Faça seu cadastro na nossa newsletter e receba um EBOOK GRATUITO com Técnicas de Aprendizado!