SE VOCÊ ESTUDAR INGLÊS, VOCÊ NUNCA VAI APRENDER…

estudar inglês

Isso mesmo, vou repetir. Se você estudar inglês você nunca vai aprender…

Bem, eu posso estar exagerando um pouquinho, pois a questão é: você pode aprender inglês sem estudar. O que a maioria das pessoas não entende é que estudar é apenas uma das maneiras de se aprender inglês. Existem várias maneiras de se aprender e vamos combinar que estudar com livros didáticos é a mais chata delas.

Vou listar algumas dessas maneiras “alternativas” e veja se você prefere uma delas

1.      Brincando / Se divertindo

2.      Se entretendo

3.      Se relacionando

4.      Escrevendo

5.      Ensinando

+

Bônus: Dormindo

Se você não acredita, continua comigo que eu vou te provar que essas maneiras são muito mais efetivas do que estudar

casino

1.      Brincando

Quando era criança, sempre fui meio nerd, gostava de jogos de tabuleiro e card games. Um desses card games era o TCG (Trading card game ou jogos de trocas de cartas) do pokémon e na época apesar de existir tradução das cartas, elas demoravam a serem lançadas, então nós jogávamos com as cartas em inglês. Ou seja, para brincar com as cartas precisávamos ler e traduzir o que as cartas diziam e assim aprendi bastante inglês. Outra maneira eram jogos de computador. A 10-15 anos atrás poucos possuíam tradução, então para se avançar nos jogos era preciso um conhecimento básico do inglês.

Será que existe algum jogo ou brincadeira que te motive a aprender inglês? Tenho certeza que você consegue encontrar um que te faça aprender inglês brincando.

netflix

2.      Se entretendo

Quantas pessoas você conhece que possui Netflix? Muitas né? Netflix e os vídeos em geral são ferramentas poderosas de aprendizado que se utilizadas da maneira correta pode fazer seu inglês decolar e você nem sente que está “estudando”.

 Pegue aquela sua série favorita, ponha a legenda em inglês e aprenda se entretendo.

pessoas rindo

3.      Se relacionando

“Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive” Jim Rohn

Imagine que você queira aprender a jogar tênis e no seu grupo de amigos ninguém joga tênis. Você decide pagar um instrutor e começa a fazer aulas. Pouco tempo depois você aprende o básico e quer praticar. Aí conhece pessoas novas para jogar junto e dessa forma você vai melhorando. Somente pelos novos relacionamentos é que você tanto aprendeu como jogar tênis como melhorou essa habilidade gradativamente. Com o inglês é assim também. Você conhece pessoas fluentes? Se não conhece, procure, conviva com essas pessoas mesmo que você ainda não saiba como falar. O exemplo delas vai te motivar a chegar lá e também te faz aprender por “osmose”.

ideia

4.      Lembrando

Lembrar é muito poderoso e muitas pessoas nem se dão conta disso, de acordo com pesquisas recentes da neurologia: veja aqui e aqui para saber mais sobre o assunto.

Aprenda coisas e depois de alguns dias tente apenas se lembrar delas. Se não conseguir, sem problemas, apenas acesse aquela informação novamente e tente se lembrar dali 1-2 dias. Você vai perceber que cada vez que faz esse esforço, mais informação fica retida na memória e você realmente “apreende” tal coisa.

aulas de inglês

5.      Ensinando

A maneira mais poderosa de se aprender é ensinando. E essa é a razão mais importante pela qual professores sabem muito. Ao ensinar você usa várias habilidades cognitivas ao mesmo tempo, sem contar que você usa bastante a memória para reter a informação que você precisa passar para os outros e assim acaba aprendendo muito mais rápido.

Ou seja, arrume um parceiro de aprendizagem e explique o que você aprendeu para ele. Dessa forma você acelera muito o que você está aprendendo e ajuda seu amigo ao mesmo tempo.

lendo em inglês

Bônus – Dormindo

Mais uma vez recorro à ciência para me ajudar aqui (jogue no google “dormir ajuda a aprender” e se delicie com os artigos). Vários estudos apontam para uma melhora na capacidade de aprendizagem diretamente relacionada com a qualidade do sono.

Então se você costuma abusar do item 02 da nossa lista até altas horas da manhã, talvez seja a hora de rever seus conceitos para potencializar seu aprendizado.

Concluindo…

Você viu que o aprendizado do inglês pode acontecer por vários motivos, em sua maioria necessitam do uso do inglês como ferramenta, não como finalidade.

Deixa eu explicar para você;

Você viaja para o exterior.

  1. Falar o inglês te ajuda a não se perder, a se comunicar com os nativos, curtir a viagem?
  2. Ou é unicamente o motivo que se viaja (só viajo para praticar e falar o idioma)?

Provavelmente a primeira, certo?

Tenho certeza que você já deve ter perguntado para o seu teacher qual o melhor livro para aprender, ou a melhor música, ou o melhor material didático, o melhor filme ou série, ou a melhor técnica. Acontece que a resposta só você sabe. 

Qual dessas atividades na nossa lista que você mais gosta de fazer? Conte para a gente aqui nos comentários e comece a praticá-la em inglês (só não pode dormir em inglês einnn). Tenho certeza que em pouco tempo o inglês vai se tornar algo divertido que você gosta de usar em vários momentos e assim tornando o idioma algo natural para você.

Se você já faz uma dessas atividades ou outra em inglês que tal explorar nossos conteúdos exclusivos? Eles são criados especialmente para quem busca aprender de forma leve e divertida.

clicar aqui para acessar nosso podcast.

Grande abraço e até a próxima!


Escrito por: Vinicius Nogueira, advisor da Idioma Independente em Campinas-SP

Email: viniciusnogueira@idiomaindependente.com.br

estudar inglês
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn