DONUTS – SAIBA TUDO SOBRE!

Sabe aquelas rosquinhas cobertas com açúcar, chocolate, confeitos muito comum em séries e filmes americanos? Você já as viu muitas vezes por aí, né? Elas são conhecidas como doughnut ou simplesmente donut (dough = massa e nut = fruto seco, como avelã, nozes..), fala-se “dounãti”.

Vamos aprender um pouco mais sobre essa delícia?

História:

 Acredita-se que a ideia original de um donut tenha surgido em meados do século 19, com imigrantes holandeses, que a medida que se estabeleciam nos Estados Unidos, traziam sua receita de “olykoeks“, em inglês oily cakes (oily = oleoso e cake = bolo). Eles consistiam em uma massa (dough) frita em banha de porco. Acontece que esse processo de fritura, não cozinhava o centro do bolo, portanto eles adicionavam frutas ou frutos secos (nuts) no meio, visto que esses não precisavam cozinhar, daí o nome doughnut, massa frita + nuts.

Daí você me pergunta, “mas de onde veio o furo no meio?”. Bem, a história mais aceita conta que em 1847, o capitão de navio americano, Hansen Gregory, fez um furo no centro da bola de massa antes de fritá-la, eliminando o centro que não cozinhava, surgindo assim o famoso donut que conhecemos hoje.

Ficou com vontade de comer um donut mas não sabe onde encontrá-los por aqui? Tudo resolvido! Vou passar aqui, agora, uma receita tradicional de donut americano!

Receita:

Massa (dough):

150g de creme de leite fresco (heavy cream)

1 xícara de açúcar (cup of sugar)

2 ovos (eggs)

1/2 xícara de leite morno (cup of warm milk)

1 colher de sopa de essência de baunilha (soup spoon of vanilla essence)

2 colheres de sopa de fermento seco (soup spoons of yeast)

500g de farinha de trigo (wheat flour)

  • 1ª etapa: líquidos

 Bata o creme de leite e o açúcar até obter um creme homogêneo. Em seguida, adicione os ovos, um a um, até que fique homogêneo. Pare de bater e adicione o leite e a baunilha.

  • 2ª etapa: sólidos

 Em uma tigela separada, misture a farinha e o fermento. Adicione esta mistura na tigela onde estão os ingredientes líquidos. Misture tudo até obter uma massa, sove até ficar homogêneo. Deixe a massa descansar por 1 hora.

  • 3ª etapa: formando e fritando os donuts

 Abra a massa com um rolo. Corte-a com um cortador de donut, ou em formato de donut. Deixe-os descansar por 30 min. Em seguida, em uma panela, coloque óleo o suficiente para cobrir metade da altura dos donuts. Aqueça o óleo em uma temperatura baixa. Agora, frite os donuts até que fiquem dourados.

 Cobertura: Você pode cobrir seus donuts com açúcar de confeiteiro ou qualquer cobertura de sua preferência. Pode até recheá-los usando um saco de confeitar para introduzir o recheio.

 Hoje em dia, os donuts são famosos não só nos Estados Unidos, mas no mundo inteiro. Por isso, aprender sobre sua história e seus ingredientes contribui para expandir sua cultura geral. Agora que você já sabe como fazer, não precisa ficar babando toda vez que ver outros se deliciando na TV, é só ir para a cozinha e mão na massa! Ah, que tal buscar outras receitas de alimentos que você vê nas séries e nos filmes? Buscar essas receitas em inglês vai te dar acesso a muitas outras receitas mundiais e já é uma ótima oportunidade para praticar o inglês e aprender um vocabulário mais gastronômico, que tal? Note que algumas medidas e procedimentos possuem vocabulários bem específicos como stir, grate, mix, chop, bake, tablespoon… Eai? Pronto para enfrentar a cozinha in English?  


Escrito por: William Ramon, professor da Idioma Independente no Rio de Janeiro.

Email: williamramon.ii@gmail.com

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn