APRENDA TUDO SOBRE OS MODAL VERBS / VERBOS MODAIS – Parte 2

Começamos no post anterior a falar de verbos/frases modais, os nossos modal verbs/phrases, e descobrimos que é possível usar modais para expressar uma grande quantidade de ideias diferentes.

Vamos relembrar então quais ideias podemos expressar com eles: 

1- Habilidade

2- Probabilidade

3- Permissão

4- Convites/Sugestões

5- Favores

6- Conselhos

7- Necessidade/Não necessidade

8- Obrigação/Proibição

9- Arrependimento

10- Hábitos

Já listamos os PRIMEIROS CINCO TÓPICOS nesse post aqui e agora continuaremos com os PRÓXIMOS CINCO TÓPICOS.

CONSELHOS

Aposto que você já recebeu conselhos de pessoas quase tantas vezes quanto aconselhou alguém, certo? A intenção era sempre ajudar, tenho certeza. Então, caso você deseje aconselhar seus amigos de outras nacionalidades, utilize os seguintes verbos modais: Should, Ought to e Had better.

O que diferencia um modal do outro, nesse caso, é quanta urgência você coloca no conselho para convencer a pessoa a segui-lo.

You know you should stop smoking, right? (no influence)

You know you ought to stop smoking, you don’t look well. (some influence)

You had better stop smoking or you’ll develop lung cancer in no time! (huge influence)

Repare que no primeiro exemplo o conselho é simples, deixando a cargo do ouvinte a decisão de aceitá-lo ou não. Já no segundo, temos um acréscimo de informação com o intuito de influenciar a escolha do ouvinte e fazê-lo optar por seguir o conselho. 

No último exemplo a informação extra é extremamente ruim e praticamente deixa a pessoa com duas opções: seguir o conselho ou sofrer consequências terríveis caso não aceite o conselho.

SHOULD: Verbo modal usado para expressar conselhos de forma branda e imparcial, deixando a cargo do ouvinte a decisão de seguir ou não o conselho;

OUGHT TO: Nossa primeira frase modal já carrega uma intensidade e urgência consigo, pois agora quem usa tenta influenciar a decisão do ouvinte para que ele escute e siga o conselho a ele dado;

HAD BETTER: Essa frase modal já se comporta de forma mais extremista, deixando apenas duas opções: aceitar o conselho ou sofrer consequências terríveis caso contrário. O nível de influência na decisão do ouvinte é altíssimo, levando a pessoa contra a parede;

Para aconselhar sem usar verbos ou frases modais, basta usar o verbo advise, cabendo então ao falante colocar a influência no discurso.

NECESSIDADE/NÃO NECESSIDADE

Para expressar necessidade temos duas frases modais a serem usadas: need to e have to. O uso delas é bem intuitivo no que diz respeito a ideia passada, porém existem alguns detalhes que devemos nos atentar: os pronomes e os tempos verbais principalmente.

Zack – I have to pay my electricity bill till the end of the day. I don’t have all the money, so I’ll need to donate blood and get some extra cash.

Rose – You needn’t do that, I can lend you a few bucks, you don’t have to go this far, man.

É importante não misturar o verbo have e o verbo need com as frases modais. Perceba que as frases modais estão SEMPRE antes de um verbo. 

Entenda ainda que essas frases modais sofrerão alterações de acordo com os pronomes e o tempo verbal. Observe: 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

OBRIGAÇÃO/PROIBIÇÃO

Muitas vezes confundimos necessidade com obrigação, portanto Você deve estar curioso pra saber se existe realmente alguma forma de mostrar claramente como indicar cada uma delas usando os verbos modais, acertei? 

Para obrigação usaremos o verbo modal Must. Vamos comparar as situações de necessidade/obrigação e suas diferenças em prática.

You have to eat fruits to live.

You must eat to live.

Perceba que ao usar o modal have to se deixa uma margem para escolha: Você deve comer frutas para viver. E se você quiser comer alguma coisa diferente, como grãos, carne, bacon e ovos, a decisão é sua. 

Já ao usar o modal must a escolha desaparece. Você deve comer para viver. Não importa o que você coma, mas tem a obrigação de comer para viver, caso Você não coma, Você não viverá.

Não se convenceu? Observe mais um exemplo:

You don’t have to drink and drive.

You mustn’t drink and drive, it’s against the law.

Novamente temos a opção aberta na primeira frase: Você não deve beber e dirigir. Em nenhum momento você realmente não foi obrigado a fazer isso. Já no segundo exemplo: Você não deve beber e dirigir, é contra a lei. Nele a proibição se dá na forma da lei que impede uma pessoa de dirigir sob efeito de bebida. 

Então para esclarecer de uma vez por todas: 

HAVE TO: esse modal demonstra necessidade ou não necessidade, mas a escolha sempre é possível.

MUST: esse já é um modal mais firme, indica se algo pode ou não ser feito sem deixar escolha.

ARREPENDIMENTO

Todos têm alguma coisa no passado da qual se arrependem. Seja uma decisão mal feita ou uma indecisão que levou a perda de oportunidades, todos gostariam de mudar ao menos um momento do passado.

Para passar essa ideia temos duas frases modais de peso e complexidade: be supposed to e should have. Ambas passam a mesma ideia, mas possuem diferenças estruturais no uso. Veja nos exemplos: 

“Look at her, so sad and depressed. She said no to that boy’s proposal. Now he’s become a very important politician and has a lot of influence in the community. She was supposed to be by his side, if only she said yes…”

“I bought a small Labrador home. I had no idea he’d grow this much and cause this much chaos in my life. I should have chosen a quieter dog to bring home with me.”

Triste, não é? Nos dois exemplos acontece alguma coisa que faz a situação ficar desconfortável e mostra que as pessoas desejam mudar uma decisão que tomaram no passado. 

Uma alternativa para essas frases modais é a expressão I wish I… ou ainda o verbo regret, pois ambos carregam consigo o desejo de se mudar alguma coisa que aconteceu no passado.

HÁBITOS

Temos 3 formas de usar verbos/frases modais para falar sobre os hábitos que desenvolvemos: Used to, Be Used to e Would. A diferença entre elas é pequena no que diz respeito à estruturação das frases, mas o significado é completamente diferente. Vamos entender melhor agora com exemplos.

“In my last job, I used to stay at the office for hours after the end of the shift because it was close to home, so I used the extra time to finish my projects in peace after everybody left. “

“In my new job, which is really far from my house, it was not possible anymore, so now I’m used to arriving at the office early to enjoy some quiet time before everybody else starts working.”

Percebeu a diferença? Lendo novamente você compreenderá que uma das frases modais se refere a um hábito do passado, que não existe mais atualmente por alguma razão. Já a outra frase modal se refere a um hábito novo e recente, adquirido no presente.

“You don’t see kids riding their bicycle these days anymore. In my days we would ride all over the city for the entire day and just come back home for dinner.”

Ao usar o verbo modal Would para indicar hábitos, passamos uma ideia de que são hábitos bem antigos e que sentimos uma enorme falta desse hábito, expressando uma grande nostalgia no momento.

Agora recapitulando temos:

USED TO: Essa frase modal indica hábitos passados, algo que hoje em dia não se pode mais fazer por alguma razão;

BE USED TO: Já essa frase modal indica hábitos atuais, que foram adquiridos recentemente e incorporados à sua rotina;

WOULD: É o único verbo modal na lista de hábitos e usamos para indicar um hábito de muito tempo atrás, repleto de nostalgia e desejo de se retomar o hábito em questão.      

Terminamos aqui a nossa conversa sobre frases e verbos modais! Tivemos uma longa jornada e eu tenho certeza de que agora você está bem mais preparado para se comunicar com pessoas do mundo inteiro e expressar todas as suas ideias de forma clara e direta. 

A chave da compreensão é a prática, portanto deixe nos comentários algumas das suas ideias, estamos ansiosos para descobrir o que você achou deste conteúdo. 


Escrito por: Thiago Bruno, consultor da Idioma Independente no Rio de Janeiro.

Para contato: thiagomartins.ii@gmail.com

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn