APRENDA TUDO SOBRE OS MODAL VERBS / VERBOS MODAIS – Parte 1

Modal verbs/phrases ou verbos/frases modais – você certamente já ouviu esse nome, correto? Eu sei que sim, pois todo estudante de inglês já topou com eles de uma forma ou de outra, mas, por via das dúvidas, vamos relembrar o que são verbos modais, shall we?

Verbos modais são verbos especiais que não sofrem nenhum tipo de interferência externa, seja do pronome, verbos auxiliares ou do tempo verbal. Verbos modais carregam uma ideia e são em sua maioria verbos que se associam ao verbo principal para passar essa ideia.

Veremos neste texto alguns grupos de verbos modais que passam uma ideia parecida e entenderemos qual a diferença real ao usar cada um deles nas situações descritas. As ideias que iremos cobrir são:

1- Habilidade

2- Probabilidade

3- Permissão

4- Convites/Sugestões

5- Favores

6- Conselhos

7- Necessidade/Não necessidade

8- Obrigação/Proibição

9- Arrependimento

10- Hábitos

O uso de verbos modais está associado ao domínio do inglês, uma vez que se pode usar um grupo de palavras que passe a mesma ideia. Americanos e Britânicos, porém, usarão verbos modais indiscriminadamente e cabe a você entender. Você está preparado para começar a nossa jornada? 

Neste texto iremos trabalhar OS CINCO PRIMEIROS PONTOS relacionados aos modal verbs para que você possa ter clareza sobre cada um deles. Os cinco outros pontos podem ser encontrados e aprofundados neste texto aqui

HABILIDADE

Para expressar habilidade ou capacidade, temos 2 possíveis verbos modais que são: Can e Could. E qual seria a diferença entre eles nesse sentido? Can será usado para habilidades que você desenvolveu e possui no momento, enquanto Could será usado para habilidades que você possuía e por alguma razão já não domina mais. Acompanhe no exemplo:

could sleep anywhere and at any time as a child, now I can only sleep in bed and on my stomach.

Tanto o Can quanto o Could podem ser substituídos pela expressão Be able to sem que se altere o significado. Observe:

was able to sleep anywhere and at any time as a child, now I’m only able to sleep in my bed on my stomach.

Olhando de forma mais individual, temos:

CAN: Usado para expressar habilidades que você possui no momento, sejam naturais ou adquiridas com treino e perseverança. 

Can you understand English?

COULD: Usado para expressar habilidades que você não possui mais no momento, mas que possuiu algum dia e perdeu por falta de prática. 

I could run very fast until I broke my ankle. 

PROBABILIDADE

Para indicar probabilidade você pode usar qualquer um desses quatro modais: Might, May, Can e Must. Agora será que todos eles expressam exatamente a mesma ideia? Cada um deles é usado para indicar uma chance diferente, ou seja, um deles vai indicar uma probabilidade maior e o outro uma probabilidade menor. Observe:

A – I saw on the news today that it can rain all day. (80% chance)

B – If that’s true, it may be a bad idea to do a picnic today. (50% chance)

A – Yeah, but we might not get another chance to have one in months (20% chance)

B – There must be a way to do it today! Let’s think about a safe place. (95% – logical probability)

A – What about the balcony? It’s covered and we still get to experience the picnic outside.

– That sounds like a perfect plan!

Perceba que cada um dos modais expressa uma chance de se concretizar tal acontecimento, porém nenhuma delas é de 100%, já que estamos falando do futuro e o futuro nunca é certo.

Vamos então simplificar isso para o seu entendimento, agora em nosso querido português:

MIGHT: Você deve utilizar este modal quando quiser indicar que existe uma chance ou probabilidade baixa de um evento qualquer acontecer, algo em torno de 15% ou 20%;

MAY: No caso desse modal, você deve utilizar para indicar uma chance moderada, algo entre 50% e 60%;

CAN: Utilize esse modal para expressar uma grande chance de um evento se concretizar, cerca de 80% de probabilidade;

MUST: Usamos esse modal para indicar uma chance de quase 100% de probabilidade, quando o resultado do evento for uma conclusão lógica e praticamente impossível de não se concretizar;

Para indicar probabilidade sem utilizar nenhum verbo modal você pode simplesmente dizer que existe uma chance X de o evento acontecer. Confira no exemplo abaixo:

There’s a small chance I travel at the end of the month, but there’s a big chance I go to the beach if I travel.

PERMISSÃO

Se você quiser pedir a permissão de alguém, existem três formas de fazê-lo. De forma informal, formal e extremamente formal, e para isso usamos respectivamente os modais Can, May e Could. Então, dependendo da situação, você precisará adaptar o discurso segundo o nível de formalidade pretendido. Veja:

“Mom, can I go out and play?” Johnny asked his mom. (informal)

“Karen, may I know Mr. Albert’s schedule for today?” Todd asked his boss’ secretary. (formal)

“Your honor, could I approach the bench?” Said the lawyer in a trial. (extremely formal)

Note que as situações acima pedem uma formalidade maior de forma gradativa, portanto os modais mudam e carregam consigo essa ideia de forma bem clara.

CAN: Usamos esse modal em situações informais ao pedir permissão para familiares, amigos e pessoas com quem temos maior intimidade;

MAY: Já esse modal utilizaremos em situações formais, porém corriqueiras, como no trabalho, na escola com os professores e outras pessoas com quem não temos intimidade suficiente para ser informais;

COULD: Por último, temos um modal que devemos usar em situações muito formais, como em um tribunal, falando com o juiz da sessão ou com alguém que possui um cargo hierárquico bem distinto quando comparado conosco.

Para ser formal sem o uso dos verbos modais devemos usar palavras formais como títulos: Senhor, Senhora, Senhorita, Excelência etc.

CONVITES/SUGESTÕES

Para fazer convites e sugestões, temos uma série de verbos modais que podem ser usados nas situações mais diversas, o que difere aqui é se a pessoa se inclui ou não no convite ou sugestão. Observe:

Mom – Good morning, kids, would you like to go out and play soccer?

Kids – YES, MOMMY! 

Perceba que a mãe não está incluída, o que significa que ela não sairá para brincar do lado de fora. Agora observe o próximo exemplo:

Sheryl – Hey, Frank, there’s a new mall downtown, shall we check it out?

Frank – That’s an excellent idea, Sheryl, let’s go!

Agora tanto Frank quanto Sheryl irão visitar o novo shopping no centro da cidade, pois ambos se incluíram dentro dos convites.

Para que a diferença fique ainda mais clara, vamos ver cada um dos verbos modais separadamente.

WOULD: Esse modal é usado para fazer sugestões e convites diretamente para outras pessoas, ou seja, a pessoa que faz o convite/sugestão não se inclui no evento;

SHALL: Talvez você tenha ouvido esse modal alguma vez, mas não fazia ideia de que ele era usado para fazer uma sugestão/convite que incluía a pessoa que fala e também a pessoa que ouve;

LET’S: De forma parecida, este modal também inclui o interlocutor no evento, com uma breve diferença, ele não é usado de forma interrogativa, sempre que usamos o Let’s não deixamos dúvida de que queremos fazer o proposto pelo verbo modal e o principal. 

Let’s fish! let’s have a seafood banquet tonight!

Para dar sugestões sem usar os verbos modais, temos o verbo suggest e para os convites temos o verbo invite, que não tem restrição de uso.

FAVORES

Aposto que você está pensando em uma palavra bem específica nesse momento e posso adivinhar qual é! Duvida? Você está pensando em please. Acertei? Hahaha! Eu sabia! 

No entanto, existem algumas formas de se pedir favores utilizando os verbos modais que não soam como se você estivesse desesperado ou implorando por ajuda. Vamos a elas?

John – Hey Pete, would you pass me the salt? My fries taste like thin air.

Pete – Sure, here you go!

Viram só? Nenhum please. Veja mais um exemplo:

Donna – It’s my birthday next Saturday, YAY! Cris, could you bake a cake for us to celebrate?

Cris – Oh, wow, it’s already your birthday! You’re getting old! I’d be really happy to bake you a cake, Donna!

Contou quantos please’s eu usei nessas frases? Há há! 

Usamos tanto o Would quanto o Could como formas de se pedir favores a terceiros, sem necessariamente usar “por favor”. Embora você possa adicionar no fim de cada frase para fazer o pedido soar um pouco mais formal.

Como está o coração até agora? Andamos bastante e chegamos na metade do caminho! Esses foram só os PRIMEIROS CINCO PONTOS da lista, os PRÓXIMOS CINCO você pode encontrar clicando aqui.

E não esqueça de deixar um comentário com o seu feedback sobre o conteúdo, pois sabemos que você agora está ainda mais preparado para expressar suas ideias de forma clara e certeira. PARABÉNS!


Escrito por: Thiago Bruno, consultor da Idioma Independente no Rio de Janeiro.

Para contato: thiagomartins.ii@gmail.com

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn