Itália e suas tradições de Natal

Conheça as tradições de Natal na Italia

O período mais mágico do ano está chegando no mundo todo .Se você é daqueles que não consegue resistir ao encanto de um presépio tradicional, a lembrança das canções sob a árvore de Natal e o perfume de um panettone macio, o seu destino para as festas de fim de ano tem que ser uma cidade italiana! De norte a sul, a única complicação vai ser escolher onde fazer a ceia, a que feirinha ir, a que coral assistir e onde fazer as compras de Natal. Venha conosco e vamos juntos descobrir o que a Itália tem de melhor nesse época para nos oferecer.

Índice

  1. Quando inicia o período de Natal na Itália?
  2. As férias de Natal na Itália
  3. A Itália possui muitas tradições natalinas específicas do país, você conhece alguma delas?

1. Quando inicia o período de Natal na Itália?

Tudo começa com o período do Advento é uma época do ano muito querida na Itália e a tradição pede que, durante este período, as pracinhas das cidades estejam todas decoradas com luzinhas e enfeites de Natal – Fazem parte dessa tradição os presépios, os festejos nas praças e as feirinhas natalinas.  Na verdade, na Itália não existia um costume propriamente dito de se fazer feirinhas natalinas, mas de alguns anos para cá essa tradição nórdica vem crescendo – começando pela região de Trentino Alto Ádige e também as famosas feirinhas de Bolzano,Merano e tantas outras e também não podemos esquecer dos  mercados que no  Natal são  animados e dominam os centros históricos das cidades, e comunidades inteiras que criam grandes presépios, estar no Natal na Itália é experimentar plenamente a estação da alegria e da boa vontade.

2. As férias de Natal na Itália

O melhor de tudo é que as férias na Itália duram um mês. A tradicional temporada de Natal italiana começa no dia 8 de dezembro. É quando os italianos montam seus presépios e decoram suas casas. Em seguida, continua até a Epifania em 6 de janeiro, quando Befana – uma velha senhora com um nariz longo que voa em sua vassoura para trazer doces  paras crianças da Itália.

Melhor ainda, os mercados de Natal abrem em novembro. Alguns eventos – como presépios vivos e exposições de presépios – podem continuar até o final de janeiro. As pistas de gelo geralmente ficam até o início de fevereiro. Então, você pode visitar a Itália a qualquer momento durante sua longa temporada festiva e sentir o espírito do Natal no ar e em seu coração.

Além disso, tudo está acontecendo sob as lindas luzes que ficam sobre as praças e ruas históricas da Itália. Pistas de gelo aparecem ao lado de castelos medievais e palácios renascentistas para que você possa patinar enquanto desfruta da vista de suas belas fachadas. As montanhas italianas têm um belo cobertor de neve brilhante. Produtos artesanais feitos por artesãos italianos são ótimos presentes. E quando você precisa de um impulso de energia festiva, aqui vem a delícia de Natal perfeita – uma fatia de panetone e uma xícara de chocolate quente italiano cremoso!

Embora a maioria das pessoas pense na Itália como um destino de verão, na verdade, é um lugar que realmente deve ser visto durante as férias de Natal. É quando você pode sentir o espírito autêntico do país e experimentar costumes centenários em ambientes antigos, onde foram moldados pela primeira vez.

Então, se você já se perguntou o que acontece na Itália no Natal, aqui vai uma lista muito útil, com as dicas que você precisará para organizar sua própria aventura de Natal Italiana.

Concertos de Natal, presépios, música de gaita de foles, corridas de papai noel, aldeias de Natal, iluminações de Natal. Tudo está coberto! Incluindo deliciosos doces de Natal italianos tais como panetone ,pandora samanta, bem como um vocabulário de Natal para fazer você se sentir quente por dentro quando desejar Buon Natale! para pessoas em italiano perfeito.

3. A Itália possui muitas tradições natalinas específicas do país, você conhece alguma delas?

É costume montar a árvore de Natal no dia 08 de dezembro (data em que se comemora a Imaculada Conceição) e desmontá-la no dia 06 de janeiro (Epifania do Senhor, como diz o provérbio: tutte le feste porta via”. A árvore é aderida pela maioria das tradições natalinas – diferente do presépio, que é um costume mais italiano.

Muitas pessoas consideram o Natal a melhor época do ano (e nós também), por isso vamos falar  aqui de algumas tradições que não podem faltar em um Natal tipicamente italiano.

Durante o período natalino as cidades ficam todas iluminadas com luzinhas que  aquecem nossos corações…

Para os italianos o período natalino inicia-se em 16 de dezembro e acaba em 6 de janeiro, incluindo os seguintes eventos:

16 a 24 de dezembro – que compreende um período do advento, o qual precede o Natal e marca o início de um novo ano litúrgico, com a realização de nove missas, uma a cada dia que trata-se da preparação para o Natal;

24 de dezembro – Véspera de Natal, está tudo pronto para a ceia que acontece à meia-noite, os italianos a chamam de cenone, alguns vão à missa da meia-noite (missa do Galo). A abertura dos presentes também ocorre na virada para o dia 25;

25 de dezembro – ocorrem as missas e o almoço de Natal, após o almoço a família permanece reunida se divertindo e comendo os doces tradicionais, como o panetone, pandoro, samanta dentre outros.

26 de dezembro – Dia de Santo Stefano, os católicos recordam-se do primeiro mártir cristão;

06 de janeiro – é festejada a Epifania do Senhor, dia em que os três reis magos reconheceram a divindade de Jesus. Neste dia também são trocados alguns presentes, desmontada a árvore de Natal e, ainda, há a adoração dos Reis Magos pelos católicos.

Ainda, os italianos acreditam que o Piemonte, uma planta que cresce em várias áreas do país, é um símbolo de boa sorte nas festas de Natal, assim sempre está presente nas decorações.

Para os italianos é muito importante que o Natal seja comemorado em família, o que deu origem a outro ditado “Natale con i tuoi e Pasqua con chi vuoi” (Natal em família e Páscoa com quem você quiser).

Gostou das tradições natalinas que são seguidas pelos italianos? Sua família segue alguma delas?

Buon Natale! Buone Feste!

Natal na Itália – Roma

Natal na Itália – Mercadinhos e Feirinhas

Você que quer estudar Italiano se planeje começando por aprender esse idioma tão lindo agende uma aula experimental para conhecer nossa metodologia e realize seu sonho de visitar o País da Bota. Estamos te esperando.


VERSÃO EM ITALIANO

Tradizioni di Natale in Italia

Il periodo più magico dell’anno si avvicina in tutto il mondo. Se sei uno di quelli che non può resistere all’incanto di un presepe tradizionale, al ricordo delle canzoni sotto l’albero di Natale e al profumo di un soffice panettone, la tua destinazione per le festività deve essere una città italiana! Dal nord al sud, l’unica complicazione sarà scegliere dove fare la cena, a quale mercatino andare, a quale coro assistere e dove fare gli acquisti natalizi. Vieni con noi e scopriamo insieme cosa l’Italia ha di meglio da offrire in questo periodo.

Indice

  1. Quando inizia il periodo natalizio in Italia?
  2. Le vacanze di Natale in Italia
  3. L’Italia ha molte tradizioni natalizie specifiche, ne conosci qualcuna?

1. Quando inizia il periodo natalizio in Italia?

Tutto inizia con il periodo dell’Avvento, un periodo molto amato in Italia. La tradizione vuole che durante questo periodo le piazze delle città siano tutte decorate con luci e decorazioni natalizie. Fanno parte di questa tradizione i presepi, le celebrazioni in piazza e i mercatini natalizi. In realtà, in Italia non c’era una consuetudine di organizzare mercatini natalizi, ma negli ultimi anni questa tradizione nordica è cresciuta, iniziando dalla regione Trentino Alto Adige e dai famosi mercatini di Bolzano, Merano e molti altri. Non possiamo dimenticare i mercati che a Natale animano i centri storici delle città, e intere comunità che creano grandi presepi. Trascorrere il Natale in Italia significa sperimentare appieno la stagione della gioia e della buona volontà.

2. Le vacanze di Natale in Italia

La cosa migliore è che le vacanze in Italia durano un mese. La tradizionale stagione natalizia italiana inizia l’8 dicembre. È in questo momento che gli italiani allestiscono i loro presepi e decorano le loro case. Continua poi fino all’Epifania il 6 gennaio, quando la Befana – una vecchia signora con un naso lungo che vola sulla sua scopa per portare dolci ai bambini italiani. Ancora meglio, i mercatini di Natale aprono a novembre. Alcuni eventi, come i presepi viventi e le mostre di presepi, possono continuare fino alla fine di gennaio. Le piste di ghiaccio di solito rimangono aperte fino all’inizio di febbraio. Quindi, puoi visitare l’Italia in qualsiasi momento durante la sua lunga stagione festiva e sentire lo spirito del Natale nell’aria e nel tuo cuore. Inoltre, tutto si svolge sotto le splendide luci che illuminano le piazze e le strade storiche dell’Italia. Le piste di ghiaccio compaiono accanto a castelli medievali e palazzi rinascimentali in modo che tu possa pattinare godendoti la vista delle loro splendide facciate. Le montagne italiane sono coperte da uno splendido manto di neve brillante. I prodotti artigianali realizzati da artigiani italiani sono ottimi regali. E quando hai bisogno di una scossa di energia festiva, ecco arrivare la delizia natalizia perfetta – una fetta di panettone e una tazza di cremoso cioccolato caldo italiano! Anche se la maggior parte delle persone pensa all’Italia come a una meta estiva, in realtà è un luogo che va davvero visto durante le vacanze di Natale. È il momento in cui puoi sentire lo spirito autentico del paese e vivere le tradizioni secolari in ambienti antichi, dove sono state plasmate per la prima volta. Quindi, se ti sei mai chiesto cosa succede in Italia a Natale, ecco una lista molto utile, con i suggerimenti di cui avrai bisogno per organizzare la tua avventura natalizia italiana. Concerti di Natale, presepi, musica di cornamuse, corse di Babbo Natale, villaggi di Natale, illuminazioni natalizie. Tutto è incluso! Inclusi deliziosi dolci natalizi italiani come panettone, pandoro, samanta, oltre a un vocabolario natalizio per farti sentire caldo dentro quando desideri Buon Natale! alle persone in perfetto italiano.

3. L’Italia ha molte tradizioni natalizie specifiche, ne conosci qualcuna?

È consuetudine allestire l’albero di Natale l’8 dicembre (giorno dell’Immacolata Concezione) e smontarlo il 6 gennaio (Epifania del Signore, come dice il proverbio: “tutte le feste porta via”). L’albero è adottato dalla maggior parte delle tradizioni natalizie, a differenza del presepe, che è una consuetudine più italiana. Molte persone considerano il Natale la migliore epoca dell’anno (e anche noi), quindi parleremo di alcune tradizioni che non possono mancare in un Natale tipicamente italiano. Durante il periodo natalizio, le città sono tutte illuminate da lucine che riscaldano i nostri cuori. Per gli italiani, il periodo natalizio inizia il 16 dicembre e termina il 6 gennaio, includendo gli eventi seguenti: dal 16 al 24 dicembre, che comprende un periodo di Avvento, precedendo il Natale e segnando l’inizio di un nuovo anno liturgico, con la realizzazione di nove messe, una per ogni giorno, che rappresenta la preparazione al Natale; il 24 dicembre – Vigilia di Natale, tutto è pronto per la cena a mezzanotte, gli italiani la chiamano cenone, alcuni vanno alla messa di mezzanotte (messa del Gallo). L’apertura dei regali avviene anche a mezzanotte; il 25 dicembre – si tengono le messe e il pranzo di Natale, dopo il pranzo la famiglia rimane riunita divertendosi e mangiando i dolci tradizionali, come panettone, pandoro, samanta e altri. Il 26 dicembre – Giorno di Santo Stefano, i cattolici si ricordano del primo martire cristiano; il 6 gennaio – si festeggia l’Epifania del Signore, il giorno in cui i tre Re Magi riconobbero la divinità di Gesù. In questo giorno vengono anche scambiati alcuni regali, smontato l’albero di Natale e c’è anche l’adorazione dei Re Magi da parte dei cattolici. Inoltre, gli italiani credono che il vischio, una pianta che cresce in varie parti del paese, sia un simbolo di buona fortuna durante le feste di Natale, quindi è sempre presente nelle decorazioni. Per gli italiani è molto importante che il Natale sia celebrato in famiglia, il che ha dato origine a un altro detto “Natale con i tuoi e Pasqua con chi vuoi” (Natale in famiglia e Pasqua con chi vuoi). Ti sono piaciute le tradizioni natalizie seguite dagli italiani? La tua famiglia ne segue qualcuna? Buon Natale! Buone Feste!

Se stai pensando di studiare e vivere in Italia, inizia il tuo piano imparando questa lingua così bella. Prenota una lezione sperimentale per conoscere la nostra metodologia e realizza il tuo sogno di visitare nel Paese della Scarpa. Ti stiamo aspettando.


Escrito por: Rita Ap. Chinaglia Squissato Bueno- professora de italiano, francês, inglês na idioma independente

Para contato: rscsbueno.ii@gmail.com

Instagram: @rsquissato

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn