Galentine’s Day e você não leu errado…

Não, você não leu errado, e o nome também não está com letra trocada – isso não é um typo mistake. O Valentine’s Day, comemorado nos Estados Unidos em 14 de fevereiro, é uma data muito conhecida e recentemente adotada também no Brasil, afinal, por que comemorar o dia dos amantes somente uma vez no ano, não é mesmo? Mas não é disso que estamos falando, e sim de uma data igualmente importante, que também é sobre amor.

Galentine’s Day já entrega tudo com o nome. Sendo gal uma gíria popular para girl, a data celebrada em 13 de fevereiro é nada mais do que uma celebração da amizade e do amor entre mulheres, ou pessoas não-binárias. Sim, é isso mesmo! Não precisa ter um mozão pra celebrar o amor – mas se tiver, pode comemorar duas vezes, afinal amor nunca é demais!

Tá, mas de onde surgiu?

Senta que lá vem história! Tudo começou com uma sitcom chamada Parks and Recreation (comumente conhecida no Brasil como “Confusões de Leslie”), que foi ao ar de 2009 a 2015, finalizando na sétima temporada. Pois bem, eis que no 16° episódio da segunda temporada, lá em 2010, a protagonista, aka Leslie, decide presentear suas melhores amigas com inúmeros presentes enquanto curtem o dia todinho delas. Para Leslie, é o “melhor dia do ano”, pois é o dia de deixarem namorados, maridos e filhos em casa e ter um dia somente entre amigas. Um dia todinho de “mulheres celebrando mulheres”.

Como celebrar o Galentine’s Day?

Antes de tudo, deixe sua imaginação falar por você. Se no Valentine’s Day é trocado presentes e casais apaixonados saem pra ter uma refeição maravilhosa juntos, isso também é possível no Galentine’s Day. Buquê de flores? Também! Cartão ou carta com declaração? Só reforça os laços!

A ideia do Galentine’s Day é lembrar àquela (ou aquelas) pessoa o quanto ela é importante na sua vida, da melhor maneira possível. Seja indo – ou fazendo – uma festa, partilhando uma refeição ou um café, trocando presentes, ou até mesmo mandando uma mensagem porque o dia está cheio e não dá pra se ver – a tal da adult life. As opções são ilimitadas e depende apenas de você e das suas girlfriends.

Independente de como celebrar o Galentine’s Day, é claro que a tradição só tende a crescer e se tornar ainda mais conhecida – merecidamente, devo dizer, afinal, as amigas provavelmente estão na sua vida há mais tempo que qualquer par romântico que você possa ou venha a ter. Nada mais justo, então, que celebrar quem está com você nos conselhos e desabafos, nas fofocas e nas confissões, e também na felicidade e na tristeza, na saúde e na doença, em todos os dias de sua vida. Viva o Galentine’s Day, e também o Valentine’s Day. Celebre o amor, independente de qual seja!

Ah! E se caso você ficou boiando nos termos em inglês, vem com a Idioma Independente destravar esse inglês pra maratonar a série que deu origem a essa data tão legal!


Escrito por: Gabriella Barrocal, professora da Idioma Independente em Londrina-PR

Para contato: gabriellabarrocal.ii@gmail.com

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn